Veja.vis: resultados preliminares

27 de abril de 2013

vejafemininoVis1024

O MediaLab.UFRJ convida a todos para o encontro com Marcio Santos (UFJF), que apresentará a pesquisa Veja.vis, no dia 9 de maio. Segue o resumo da apresentação.

O palestrante falará sobre sua pesquisa Veja.vis, um projeto que busca demonstrar a potencialidade da investigação em ciências sociais aliada às tecnologias de análise quantitativa de dados (data analytics). Ele também analisou fatores culturais através de processamento de dados em larga escala com a produção e aplicação de algoritmos “culturais” de reconhecimento de faces, gênero, entre outros, para tratar de temas que levariam talvez décadas para serem obtidos, normalmente em extensas pesquisas em bibliotecas ou mesmo acervos. Em seu projeto, além de dados quantitativos, o pesquisador criou algoritmos “qualitativos” com o intuito de provocar uma discussão sobre como a revista com maior circulação nacional vem tratando de alguns temas, mesmo que inconscientemente, em suas capas.

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o site Software Studies Initiave: http://lab.softwarestudies.com/2012/10/vejavis-resultados-preliminares.html.

Para mais informações, acesse o site Software Studies Initiave.

Informações

Evento gratuito.

Data: 09/05/2013

Horário: 14h30

Local: MediaLab UFRJ – sala 106 da Escola de Comunicação da UFRJ.

IMPORTANTE: Os interessados devem mandar email para deborahaaraujo@gmail.com para se inscrever no evento.

Confirma a sua participação pelo evento no Facebook.