RodAda Hacker: para aproximar mulheres e códigos de programação

3 de maio de 2013

Na mesma linha do evento que aconteceu em São Paulo no dia 9 de março, a RodAda Hacker, uma oficina de programação voltada para meninas e mulheres, acontecerá no Rio de Janeiro neste sábado (4 de maio) de 9h às 19h, na Escola de Comunicação da UFRJ (campus da Praia Vermelha). A equipe do MediaLab.UFRJ vai participar e documentar o evento. Quem quiser se inscrever, ainda dá tempo.

Sobre a RodAda

A RodAda Hacker busca aproximar as mulheres, que costumam ser minoria entre programadores, das tecnologias da rede para que elas conquistem autonomia para construir seus próprios projetos.

A oficina dura um dia inteiro, das 9h às 19h. Para cada cinco participantes, há uma tutora ou um tutor com habilidades de código e programação. As tutoras e tutores têm estilos e habilidades diferentes – desenhar e programar sites, desenvolver jogos, lidar com bancos de dados, fazer aplicativos para redes sociais. Os times se formam de acordo com os projetos que as participantes querem realizar.

Juntas, essas seis pessoas desenvolvem um site, game, blog ou aplicativo – usando não apenas os conhecimentos de programação das tutoras e tutores, mas também os seus interesses pessoais, repertório e habilidades. Os projetos precisam ser simples: a melhor estratégia é escolher algo que possa ser aprendido e produzido em pouco tempo. O mais importante é que, no final do projeto, todas tenham perdido o medo de códigos e se sintam estimuladas a se aproximar e se apropriar cada vez mais das tecnologias.

woman-on-laptop

Programação

9h-10h30: Recepção, apresentações e formação de equipes 10h30-12h30: Lógica básica de programação 12h30-13h30: Almoço 13h30-14h: Linux Install Fest 13h30-18h: Mão na massa 18h-19h: Compartilhamento dos resultados