As recentes manifestações em várias cidades do Brasil, motivadas inicialmente pelo aumento nas passagens de ônibus, se tornaram protestos também por mais transparência e participação da população nas decisões políticas que, não é novidade, são definidas pela rede de interesses cruzados com o poder econômico. Precisamos mapear essa rede no âmbito dos transportes e entender como ela funciona. São bilhões de reais (dinheiro público) investidos em concessões que desconhecemos. O que conhecemos é a péssima qualidade de transporte que temos hoje em nossa cidade.

A ideia deste hackday é juntar pesquisadores, programadores, ativistas e qualquer interessado para levantar dados sobre as licitações, cálculos de tarifas, repasses de dinheiro público para entidades privadas como a Fetranspor, ver o que temos e o que não temos de informação disponível, fazer pedidos de acesso para conseguir o que estiver faltando para começar a destrinchar a lógica do sistema de transportes do Rio.

O evento será no dia 19 de junho, na sala do Medialab UFRJ (106), na Escola de Comunicação da UFRJ, às 18h.

Quem for participar, por favor, preencha esse formulário: http://ht.ly/m5alJ

Quem quiser enviar ideias sobre informações públicas que precisamos pedir ou outras atividades que podemos fazer no Hackday: http://okfnpad.org/hackdaytransporterio

Como chegar na Escola de Comunicação: http://ht.ly/m59ZN

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/168607823317482/
centavos ou direitos