Hackday Transporte Público Rio

16 de junho de 2013

As recentes manifestações em várias cidades do Brasil, motivadas inicialmente pelo aumento nas passagens de ônibus, se tornaram protestos também por mais transparência e participação da população nas decisões políticas que, não é novidade, são definidas pela rede de interesses cruzados com o poder econômico. Precisamos mapear essa rede no âmbito dos transportes e entender como ela funciona. São bilhões de reais (dinheiro público) investidos em concessões que desconhecemos. O que conhecemos é a péssima qualidade de transporte que temos hoje em nossa cidade.

A ideia deste hackday é juntar pesquisadores, programadores, ativistas e qualquer interessado para levantar dados sobre as licitações, cálculos de tarifas, repasses de dinheiro público para entidades privadas como a Fetranspor, ver o que temos e o que não temos de informação disponível, fazer pedidos de acesso para conseguir o que estiver faltando para começar a destrinchar a lógica do sistema de transportes do Rio.

O evento será no dia 19 de junho, na sala do Medialab UFRJ (106), na Escola de Comunicação da UFRJ, às 18h.

Quem for participar, por favor, preencha esse formulário: http://ht.ly/m5alJ

Quem quiser enviar ideias sobre informações públicas que precisamos pedir ou outras atividades que podemos fazer no Hackday: http://okfnpad.org/hackdaytransporterio

Como chegar na Escola de Comunicação: http://ht.ly/m59ZN

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/168607823317482/ centavos ou direitos