O que está em jogo na controvérsia sobre o aquecimento global e como ela é negociada pelos wikipedistas

Cartografia realizada por Bernardo Esteves (HCTE/UFRJ), Dylan Araújo e Natalia Mazzote (ECO/UFRJ), no âmbito da disciplina “Cartografia de controvérsias”, coordenada pela professora Fernanda Bruno (ECO/UFRJ). Elaborada a partir de resultados da pesquisa de doutorado de Bernardo Esteves orientada pelo professor Henrique Cukierman (HCTE/UFRJ).

Site da cartografia: http://climanawikipedia.blogspot.com.br

clima-na-wikipedia-cover

Os fatores por trás do aumento da temperatura da superfície do planeta são objeto de controvérsia entre alguns cientistas. A grande maioria sustenta que a humanidade, com os gases do efeito estufa que vem lançando em quantidade crescente na atmosfera desde a Revolução Industrial, tem influência determinante no aquecimento global. Outros cientistas discordam dessa visão em graus variados.

Propomos aqui cartografar a controvérsia sobre a origem da mudança climática e a forma como ela é posta em cena na Wikipédia em português. Adotamos as diretrizes da cartografia de controvérsias proposta por Tommaso Venturini e fundada sobre a Teoria Ator-Rede,que recomenda seguir de perto os atores e as associações estabelecidas entre eles.

Num primeiro momento, traçamos uma linha do tempo com eventos que registravam o fortalecimento das redes de aliados formadas em torno da controvérsia. Em seguida, buscamos inventariar os atores envolvidos na rede e propomos uma representação visual da forma como eles agem uns sobre os outros. Por fim, apresentamos uma síntese da cartografia.

Site da cartografia: http://climanawikipedia.blogspot.com.br