Primeiro Encontro #LutasGlobais: Tunísia

10 de janeiro de 2014

flyer_tunis

Para você ativista que quer revolucionar; para você amigo que curte uma boa aula de história; para você feminista que tenta entender o papel das mulheres no mundo árabe; para os artistas que acreditam no poder político da arte; ou para quem acha que ocupar os espaços públicos é um dever… Hoje tem debate / encontro na praça sobre a Revolução do Jasmim e as revoluções que se sucederam a ela pelo mundo! 20h no Meier! Vem pra praça!

Tunísia, da ditadura à “Revolução do jasmim” que iniciou a “primavera” árabe. Entre mitos e realidades, um olhar de dentro e de fora.

Com Mehdi Agrebi

A Tunísia passou a organizar, no final de 2005, a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação das Nações Unidas – e ser o posto avançado para a expansão do capitalismo cognitivo na África -, para cinco anos depois viver uma revolução que acabou, em poucos dias, com o regime de Ben Ali, contagiando dezenas de países no mundo.

O primeiro encontro “#LutasGlobais: Tunísia” conta com a participação especial de Mehdi Agrebi, engenheiro tunisiano que participou da Revolução do Jasmin e, há alguns meses, reside no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro. Mehdi é bolsista do Observatório das Metrópoles e participa do Laboratório Mapeando o Bem Comum do Rio Janeiro. Roteiro de conteúdos:

História e contexto nacional As desigualdades sociais e regionais Corrupção e nepotismo Mohamed Bouazizi A revolta de Sidi Bouzid Expansão e propagação do movimento Papel das redes sociais Mídia, censura e Internet : papel no desenvolvimento do movimento Papel da música popular Fuga do Presidente e derrubada do regime Importância do exército nacional Atrocidades, assassinatos e saques Comitês populares de proteção dos bairros Distúrbios nas prisões Um estado sem governo, sem polícia As instituições governamentais transitórias O fracasso dos políticos e a crise política Continuação dos protestos e das ocupações (sit-in) “Caravana da Libertação” As greves Evacuação da praça “Kasbah” Consequências econômicas Reações internacionais Impacto da revolução tunisiana no mundo árabe Estado atual do país A crise identitária Um novo modelo de repressão

Quando: sábado, 18 de janeiro de 2014.

Horário: 20h

Local: Praca Agripino Grieco, Méier – Rio de Janeiro. [Altura do número 71 da Dias da Cruz] Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1389550937969653/

Organizado por Pablo de Soto (MediaLab.UFRJ) em colaboração com o Coletivo Projetação.

#LutasGlobais é uma série de encontros com participantes diretos das revoluções sucedidas no mundo desde 2010, com o objetivo de olhar de dentro e de fora os acontecimentos e desvelar seus mitos e realidades, e as condições materiais antes e depois dos levantamentos.