O espelho negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo

15 de outubro de 2014

cartaz3 copy

O espelho negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo.

Conferência de Arnaud Maillet (Universidade de Paris I, Sorbonne)

Dos espelhos de obsidiana da proto-história encontrados em Anatólia ao espelho asteca do Dr. John Dee, que pertenceu ao século XVIII, ao célebre amador de arte e de ocultismo, Horace Walpole, o espelho negro serviu à necromancia ou, dito de outra forma, a invocar a alma dos mortos.

Mas o espelho negro foi também o que se chamou de espelho de Claude, isto é, o espelho que os pintores e os amadores do pitoresco gostavam de utilizar para idealizar e estetizar a paisagem refletida em seu interior, ao modo como Claude Lorrain escurecia justamente suas pinturas de paisagens. Esta visão estética do mundo constitui uma maneira de se apropriar da visão, de transformar um país em paisagem, de remodelar o mundo reduzindo formas a figuras e cores a valores. Mas é também transformar uma paisagem pastoril em paisagem sublime, o sublime sendo o gosto estético pela obscuridade, o infinito, o perigo e a morte. Entrar no espelho negro é entrar simultaneamente na prática dos pintores e na teoria da arte e na estética, mas é também entrar em todo um mundo oculto da cultura ocidental. Invocar o espírito dos pintores no espelho negro é assim uma experiência especular abissal que não deixará jamais incólume aquele que a ousa tentar.

*Arnaud Maillet é professor na Universidade de Paris I – Sorbonne, onde desenvolve pesquisas em torno das relações entre arte, ciência e magia vinculadas à história do olhar e à cultura visual. É autor de diversos ensaios, como “A imaginação caleidoscópica” (Grey Room, n° 48), “A Imagem científica face ao obstáculo epistemológico: a lógica do paliativo” (Revue du Institut National d’Histoire de l’Art, n°67), e dos livros “Próteses Lunáticas: os óculos, da ciência aos fantasmas” (Ed. Kargo/Amsterdã, 2007), e “O Espelho Negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo” (Paris, Ed. Kargo/L’Éclat, 2005).

**Conferência com mediação e tradução consecutiva de Ieda Tucherman (PPGCOM/UFRJ) Data: 17 de outubro de 2014.

Horário: 18h00

Local:  Auditório da Central de Produção Multimídia/CPM da Escola de Comunicação da UFRJ. Campus da Praia Vermelha. Av. Pasteur, 250. Urca. Rio de Janeiro.

Realização: Programas de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV), em Comunicação (PPGCOM-ECO) e em Filosofia (PPGF) da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), em parceria com a Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio (MAR)