plataforma - deslocamentos - farocki(2)

Curso Olho_Máquina_Mundo: explorações estético-políticas a partir do trabalho de Harun Farocki, ministrado por Fernanda Bruno (PPGCOM/UFRJ) e Tadeu Capistrano (PPGAV/UFRJ), é uma parceria destes programas de pós-graduação da UFRJ com a Plataforma de Emergência/Deslocamentos do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica/CMAHO. O curso é aberto não apenas a mestrandos, doutorandos, mas também a artistas, pesquisadores e profissionais interessados. As inscrições podem ser feitas no PPGCOM/UFRJ, no PPGAV/UFRJ ou no CMAHO (goo.gl/forms/bDQlUDpwen)

O curso será oferecido às quintas-feiras, das 15 às 18h, no auditório do Centro Municipal de Arte Helio Oiticica.

Abaixo a ementa e a bibliografia básica:

O curso toma o trabalho de Harun Farocki como ponto de partida para explorar as conexões entre olho, máquina e mundo em três campos: a produção científico_tecnológica de máquinas de visão, as estratégias de controle sobre espaços, territórios e populações, e as práticas artísticas que têm questionado as recentes dinâmicas de poder. Estes três campos, analisados conjuntamente, formam a base para uma reflexão estético-política sobre as trajetórias moderna e contemporânea de produção das imagens, dos nossos modos de ver e de fabricar mundos. Tal reflexão será conduzida, ao longo do curso, pela análise de trabalhos artísticos de Farocki, em diálogo com obras de outros artistas, e textos de arte, filosofia, psicologia, arquitetura e mídia.

Bibliografia Básica:

ARANDA, Julieta; VIDOKLE, Anton; WOOD, Brian K. e-Flux # 59 – Harun Farocki. New York, 2014.

CRARY, Jonathan. 24/7. Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naif, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontage du temps subi (L’oeil de L’histoire 2). Paris, Minuit: 2010.

EHMANN, Antje. Harun Farocki: Against What? Against Whom? Walther König: Köln, 2010.

FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra, 2013.

FLUSSER, Villém. O universo das imagens técnicas. São Paulo: Annablume, 2008.

STEYREL, Hito. Los condenados de la pantalla. Buenos Aires, Cajá Negra: 2014.

VALIAHO, Pasi. Biopolitical Screens: Image, Power and the Neoliberal Brain. Massachusetts: The MIT Press, 2014.

VIRILIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

WEIZMAN, Eyal. The Politics of Verticality. The West Bank as an Architectural Construction. Open Democracy, 2002.