Como e por que se proteger dos drones?

21 de setembro de 2015

CPICRjbXAAAOGBO

Como e por que proteger-se dos drones ou veículos aéreos não tripulados?

O espaço aéreo é público, todos nós temos o direito de voar, mas também o direito de nos proteger. A experiência de ter uma aeronave nos sobrevoando pode se tornar uma situação muito intimidante quando não sabemos quem é o piloto ou qual a natureza do voo. Talvez desconheçamos se a aeronave tem condições de voar com segurança ou que tipo de câmera está carregando e o destino final das imagens que está registrando. O voo pode parecer especialmente violenta se pairar ostensivamente a baixa altitude sobre uma propriedade privada, violando o direito à privacidade dos moradores.

Os drones são ferramentas de poder e controle para os governos, forças de segurança e organizações privadas, mas agora também estão ao alcance de quase qualquer indivíduo. Representam uma oportunidade que não vão perder para controlar e monitorar pessoas e grupos. A polícia no mundo inteiro está usando drones para obter provas sem qualquer autorização judicial. Encontraram a maneira perfeita de evitar a necessidade de solicitar autorização judicial para entrar numa propriedade privada, e assim, em vez de entrar fisicamente, o que exige uma autorização, eles penetram a propriedade com sensores para obter provas, usando câmeras padrão, térmicas, narizes eletrônicos, etc.

Ao contrário do que se possa pensar, este documento não é um manifesto anti-drone. Os drones podem ser muito úteis para a sociedade, se for lhes dado um papel responsável. Acreditamos que uma sociedade mais segura é aquela em que as pessoas dispõem dos meios legítimos para se defender contra qualquer ameaça que possa surgir. Se você não controlar os drones, eles controlarão você. A evolução indiscriminada que está acontecendo muitas vezes não está associada com usos legítimos, ou com as contramedidas adequadas perante tais usos ilegítimos. Este foi o nosso principal motivo para escrever o presente manifesto.

Leia o manifesto da #dronehackademy na íntegra aqui.