Expondo o Invisível – Documentários + Debate

9 de outubro de 2015

expondo o invisivel

Dia 26/10 no Olabi Makerspace

Exibição de vídeos da série Exposing the Invisible (https://exposingtheinvisible.org/films/) + Debate com Joana Varon (fundadora da Coding Rights e pesquisadora de Tecnologia e Direitos Humanos); Leandro Demori (jornalista investigativo e editor do Medium) e Andrea Figari (membro do Tactical Tech)

O campo do trabalho investigativo está em transformação. O acúmulo de dados ao alcance do público empoderou jornalistas, pesquisadores e cidadãos com subsídios para outras maneiras de expor e narrar questões importantes. Mas, quanto mais aprendemos a acessar a utilizar essas informações para questões sensíveis, sejam políticas ou não, maiores são os riscos que corremos. O poder da vigilância, que analisa nossos passos digitais, pode não só obstuir nossos caminhos, como também trazer uma série de ameaças digitais, legais e físicas. No Brasil, o Projeto de Lei 215/2015 (e seus apensos PL 1.547/2015 e PL 1.589/2015) põe em risco o direito à privacidade online. Neste contexto, saber utilizar a tecnologia para nos proteger passa a ser uma necessidade de todos.

No dia 26/10, a Coding Rights, em uma parceria com o Tactical Tech,Abraji, Conectas, LAVITS e Olabi Makerspace vai promover um debate sobre as ferramentas e técnicas necessárias para navegar pelos terrenos da informação digital com mais segurança.

É bom lembrar que antes do debate faremos uma oficina gratuita de segurança digital. A oficina começará às 14h e é exclusiva para quem se inscrever através desse link : http://bit.ly/1PSRprm

Mais info: https://antivigilancia.org/pt/2015/10/chamada-treinamento-de-seguranca-digital-para-jornalistas-e-ativistas/

SAVE THE DATE! 26/10 @ Rio de Janeiro 14h – 18h: Oficina de Segurança Digital 18h – 20h: Debate + Vídeos Local: OLABI Barão de Lucena, 85A – Botafogo 28/10 @ São Paulo 14h – 18h: Oficina de Segurança Digital 18h – 20h: Debate + Vídeos Local: CEBRAP Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana Lembrando que para as oficinas é preciso fazer inscrição no link: http://bit.ly/1PSRprm Mais informações em breve! REALIZAÇÃO: logos1img APOIO: logos2img logos3img