Nesta quinta (12), o MediaLab.UFRJ apresenta parte de suas pesquisas no I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, que acontece na FGV.

Às 13h40, Os bots já estão entre nós, como lidar com eles? Algumas considerações a partir das Eleições Presidenciais de 2014, de Fábio Malini (UFES), Lorena Regattieri e Henrique Antoun (UFRJ – MediaLab.UFRJ), debate a atuação e o papel algorítmico em rede, principalmente como agentes automatizados – conhecidos como robôs (bots) – no Twitter nas Eleições Presidenciais do Brasil em 2014. A discussão problematiza o bot como agente algorítimico capaz de interferir no modo como o social se faz. 

 

Já às 16h, é a vez de Algoritmos psicossociais: persuasão, afeto, atenção, de Anna Bentes, Paulo Faltay e Fernanda Bruno (UFRJ – MediaLab.UFRJ). A apresentação irá discutir as implicações subjetivas, políticas e epistemológicas da mediação algorítmica e da utilização de técnicas psicométricas para análise dos dados pessoais, relacionais e comportamentais online em vista a elaboração de estratégias de influência, estimulação e persuasão de nossa atenção, desejos e afetos nos mais diversos setores: comercial, eleitoral, cultural, atuarial.