ARTIGOS DO 5º SIMPÓSIO LAVITS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

3 de maio de 2018

A publicação do V Simpósio Internacional LAVITS já está disponível em formato digital e para download gratuito. Na obra, o leitor encontrará a variedade de artigos apresentados durante o simpósio, realizado em Santiago, Chile, em 2017, pela Universidade do Chile, ONG Datos Protegidos e LAVITS, com apoio da Fundação Ford e NIC Chile.

Ao longo da publicação, os pesquisadores analisam as relações entre as tecnologias de vigilância e o exercício da democracia e dos direitos humanos, destacando as vulnerabilidades no contexto Latino-Americano e as possibilidades de resistência às tentativas de controle por parte do Estado e de grandes corporações. Dentre as obras publicadas você encontra o trabalho “Dados da multidão: análise da parceria entre Waze e prefeitura do Rio de Janeiro”, desenvolvido por Victor Vicente, pesquisador do MediaLab.UFRJ.

Os artigos foram editados por Diego Fock, organizados por Patricia Peña, Romina Garrido, Chiara Sáez Baeza, Rodrigo Firmino, Marta M. Kanashiro e Fernanda Bruno, e revisados por Priscilla Calmon, Anna Bentes, Camila Montagner Fama e Rodrigo Firmino.

Acesso à publicação completa

Acesso ao artigo Dados da multidão: análise da parceria entre waze e prefeitura do Rio de Janeiro