ZINE #único ed.cryptorave subversão algorítmica

14 de maio de 2018

Na última CryptoRave, o MediaLab.UFRJ trabalhou com o tema “A economia psíquica dos algoritmos: atenção, emoção e persuasão”. Para dar um tempero na nossa apresentação, montamos o zine #único ed.cryptorave subversão algorítmica [baixe clicando no nome], a tática é clandestina e também promove a partir de intuições e imagens um pensar sobre as posições, subversões e experiências de desapropriações de saberes, técnicas e tecnologias.

editorial sala de des/montagem: 

Esse é o único zine sobre des/montagem de algoritmos. Nós reunimos algumas intuições que nos provocam a refletir a persuasão e a influência algorítimica a partir de vulnerabilidades psicológicas e comportamentais, relatamos casos de discriminações e aspectos censores de processos automáticos, de aprendizado da máquina e inteligência artificial que utilizam de dados sociais e privados. Nesse zine, vamos [Parar] [Para] [Pensar] alternativas e subversões possíveis a essa infra, arquitetura e design na tentativa de desmontar os processos coloniais, classistas, patriarcais, racistas, homofóbicos e transfóbicos de extrativismo de dados.

o zine é uma publicação livre e está disponível em formato pdf para baixar, você pode pode imprimi-lo, xerocá-lo, montá-lo e desmontá-lo como quiser, quantas vezes quiser. ele deve ser impresso em papel A4, frente-e-verso, em formato retrato (vertical).