Fernanda Bruno no XIX ISA World Congress of Sociology

Coordenadora do MediaLab.UFRJ participa de sessão sobre The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, livro mais recente de David Lyon, e da mesa de apresentações Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye

Nesta segunda-feira (16/07), no XIX ISA World Congress of Sociology, Fernanda Bruno participa do Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life. A sessão é dedicada a mais recente obra de David Lyon e debate com o autor o conceito de cultura da vigilância.

O livro explora os imaginários e práticas da vigilância cotidiana em domínios públicos e privados – no trabalho, no lazer, na escola, em casa -,  enfocando não só as operações sistemáticas de vigilância estatais e empresarias de alta tecnologia, mas nossas variadas experiências de vigilância. O conceito aborda como a vigilância não é apenas “feita para nós”, mas algo que também fazemos diariamente e, assim, como a cultura de vigilância pode ajudar a naturalizar e normalizar violações e práticas invasivas e indesejáveis.

Organizada por Margaret Abraham (Hofstra University/EUA) e presidida por Celi Scalon (UFRJ), a sessão conta ainda com Robin Mansell (London School of Economics and Political Science/Reino Unido) e Pablo Rodriguez (Universidad de Buenos Aires/Argentina).

Apresentação  

Já na quarta-feira (18/07), a coordenadora do MediaLab.UFRJ apresenta A Brief History of the Electronic Eye: Automation of Perception and Pattern Recognition, dentro da sessão Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye. A mesa conta também com os pesquisadores da LAVITS Rodrigo Firmino (PUCPR) e Lucas Melgaço (Vrije Universiteit Brussel/Bélgica) e ainda Hubert Knoblauch (Technical University of Berlin/Alemanha), Peter Rogers (Macquarie University/Austrália) e Ozgun Topak (York University/Canadá). A organização é de Nelson Arteaga (FLACSO, México) e Pablo Rodriguez (Universidad de Buenos Aires/Argentina).