// MediaLab.UFRJ abre chamada para Iniciação Científica

12 de fevereiro de 2019

Economia Psíquica dos Algoritmos

Está aberta a chamada para seleção de 2 (dois/duas) estudantes interessados(as) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos desenvolvido pelo MediaLab.UFRJ (1 vaga para bolsista e 1 vaga para voluntário/a).

O objetivo do projeto, sob coordenação da Profa. Fernanda Bruno e participação de pós-graduandos membros do MediaLab.UFRJ, consiste na investigação do que chamamos por economia psíquica dos algoritmos : o investimento contemporâneo (tecnocientífica, econômico e social) em processos automatizados de captura, analise e utilização de informações psíquicas e emocionais extraídas de nossos dados e ações em plataformas digitais (redes sociais, aplicativos, serviços de streaming, plataformas de compartilhamento e/ou consumo de conteúdo audiovisual etc).

Atualmente, os algoritmos são importantes atores da economia digital e de processos cognitivos, afetivos e comportamentais. As informações que interessam ao veloz capitalismo de dados não são mais apenas os rastros de nossas ações e interações (cliques, curtidas, compartilhamentos, visualizações, postagens), mas também sua “tonalidade” psíquica e emocional. É esta economia psíquica e afetiva que alimenta as atuais estratégias de previsão e indução de comportamentos nas plataformas digitais (e eventualmente fora delas).

O projeto busca investigar teorias, dispositivos, casos e instituições que envolvam o uso de dados pessoais digitais e processos algorítmicos para estratégias de predição e influencia de comportamento. Casos controversos recentes – como aquele envolvendo a consultora de marketing politico Cambridge Analytica e o Facebook nas eleições americanas em 2016 – revelaram não apenas os usos indevidos de nossas informações para fins eleitorais e econômicos, sem nosso conhecimento e autorização, mas uma nova logica de acumulação capitalista que direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias para conduzir condutas. Neste cenário, as fronteiras entre o laboratório e a vida social, politica e subjetiva tornam-se extremamente tênues, nos convocando a recolocar o problema das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Diante de um laboratório-mundo ou de uma ciência de plataforma, é preciso compreender a economia psíquica dos algoritmos em suas implicações sociais e politicas. De que modo as subjetividades, os afetos, desejos, a atenção e a percepção estão sendo mobilizados e modulados por essas máquinas e corporações? Qual é o papel dos algoritmos na elaboração de métodos de indução de comportamentos a partir de informações psicossociais e emocionais? Tais são as questões de onde parte o presente projeto de pesquisa.

SELEÇÃO:

Os(as) candidatos(as) devem encaminhar  1. Histórico Escolar e 2. Carta de Intenção (de no máximo uma página)  até o dia 25 de fevereiro de 2019 o para o endereço contato@medialabufrj.net . Inserir “Iniciação Científica – MediaLab 2019” no assunto e incluir as seguintes informações no corpo do email: email; telefone; link do lattes. Além disso, os candidatos devem comparecer à entrevista que acontecerá na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, às 15h, na sala do MediaLab.UFRJ (sala 106, Escola de Comunicação da UFRJ). A/o estudante selecionada/o para ser bolsista deverá ter ou abrir conta no Banco do Brasil para receber a bolsa.

Dedicação: 20 horas semanais. As reuniões semanais acontecerão nas terças-feiras às 15h00.

Vagas: 2 (um bolsista e um voluntário)

Pré-requisito: