Disciplina eletiva: economia psíquica dos algoritmos

31 de julho de 2019

Neste semestre os pesquisadores do MediaLab.UFRJ Anna Bentes e Paulo Faltay, doutorandos do PPGCOM UFRJ, ministrarão uma disciplina eletiva no campus da Praia Vermelha. Ela ocorrerá às quartas-feiras de 15-18h e é vinculada ao Instituto de Psicologia, podendo ser cursada também por outros alunos da UFRJ ou vista de ouvinte por qualquer pessoa. O código da disciplina no siga é IPG002 e as aulas começam dia 14 de agosto. Segue abaixo um pouco do que será trabalhado:

Casos controversos recentes como o uso de dados pessoais digitais para a realização de testes psicométricos e direcionamento de conteúdo político pela empresa de consultoria Cambridge Analytica na eleição norte-americana de 2016 e o experimento realizado pelo Facebook, em 2014, intitulado Evidência experimental de contágio emocional em escala massiva através de redes sociais nos revelam não apenas os usos indevidos, sem nosso conhecimento e autorização, de nossas informações e comportamento online para fins eleitorais e econômicos. Eles expõem os bastidores de uma nova lógica do capitalismo contemporâneo que, conectando saberes da psicologia, da comunicação e da ciência da computação, direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias de modulação do comportamento humano.

O curso tem como objetivo analisar e discutir como modelos epistemológicos, testes e aplicações do campo da psicologia são mobilizados em uma economia psíquica dos algoritmos que, com suas estratégias próprias, extraem valor e capitalizam nossa atenção e nossas emoções a fim de exercer persuasão e influência sobre nosso comportamento e as nossas condutas. O curso apresentará textos, casos de estudos e conteúdos audiovisuais que permitam explorar o quanto nossas emoções e traços psíquicos estão sendo visados pelos algoritmos de plataformas digitais e redes sociais, suas implicações sociais e políticas, bem como suas máquinas de subjetivação. De que modo as subjetividades, os afetos, os desejos, a atenção e a percepção estão sendo mobilizados e modulados por essas máquinas e corporações?

Ementa disponível aqui: Programa Prod. de Subjetividade 2019.2

* Essa disciplina faz parte do projeto ECONOMIA PSÍQUICA DOS ALGORITMOS: RACIONALIDADE, SUBJETIVIDADE E CONDUTA EM PLATAFORMAS DIGITAIS, coordenado pela profª Fernanda Bruno, com a apoio do CNPq.