30 Post(s) em "Subjetividade"


// MediaLab.UFRJ abre chamada para Iniciação Científica

Economia Psíquica dos Algoritmos Está aberta a chamada para seleção de 2 (dois/duas) estudantes interessados(as) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos desenvolvido pelo MediaLab.UFRJ (1 vaga para bolsista e 1 vaga para voluntário/a). O objetivo do projeto, sob coordenação da Profa. Fernanda Bruno e participação de pós-graduandos membros do MediaLab.UFRJ, consiste na investigação do que chamamos por economia…

Leia mais

// Anna Bentes fala sobre o monitoramento das emoções em plataformas sociais na EBC

A partir do uso de algoritmos pelo Facebook no desenvolvimento da sua ferramenta de prevenção de suicídio, nossa pesquisadora Anna Bentes fala sobre o monitoramento da emoção de pessoas usuárias em plataformas sociais. Ao programa Revista Brasil, da EBC, Anna também falou sobre os métodos algorítmicos de previsão e indução do comportamento, a exploração comercial de nossos rastros emocionais e a economia…

Leia mais

// Chamadas abertas para o VI Simpósio Internacional Lavits

Entre os dias 26 e 28 de junho de 2019 teremos o VI Simpósio Internacional Lavits: Assimetrias e (In)Visibilidades: Vigilância, Gênero e Raça. Encorajamos a todxs a submeterem propostas em diferentes modalidades: trabalhos em sessões temáticas, sessões livres, oficinas e intervenções artísticas. A Chamada de Trabalhos está aberta até 15/03/2019 e mais detalhes sobre as orientações para o envio das…

Leia mais

// Lançamento | Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem

Com grande alegria convidamos para o lançamento e noite de autógrafos do livro Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, que acaba de ser lançado pela coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo, na próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, às 19h, na FFLCH-USP. O evento integra o Colóquio Internacional "Simondon - os sentidos da individuação", realizado na Universidade de São Paulo. Organizado por Fernanda…

Leia mais

// Novembre Numérique: Fernanda Bruno e Lori Regattieri participam da mesa “Horizontes da Inteligência Artificial – Diálogos entre Teoria e Política”

Nossa coordenadora Fernanda Bruno e a pesquisadora Lori Regattieri participam de evento sobre Inteligência Artificial na BiblioMaison. A inteligência artificial (IA) se tornou uma das grandes questões de nosso tempo. Nos últimos anos, houve um verdadeiro boom de tais tecnologias, que prometem povoar crescentemente a vida cotidiana e as instituições, revolucionando a economia, o trabalho, a política, a educação, a saúde, o transporte, a…

Leia mais

// Encontro IDEA 2018

Na quinta (08.11), acontece o Encontro do IDEA 2018, na Sala Vianinha / ECO. Coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, o tema desse ano é "Na fúria do vendaval: está nascendo um novo mundo" e apresentará as pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras e pesquisadores do programa.   As inscrições podem ser feitas aqui  

Leia mais

#Dobras 17 // Algoritmo da felicidade

Por Fernanda Bruno * Texto publicado originalmente na Revista DR nº1 A felicidade, sabemos, é uma armadilha. Prometida, doada, vendida, revelada, conquistada, sob prescrição médica, entregue a domicílio, de volta em três dias, em vida ou após a morte, ela é a isca sempre relançada a fiéis, consumidores, pacientes, enamorados, trabalhadores, intelectuais, espectadores, internautas etc. “Parece-me que eu estaria sempre…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ em palestra na IBMR Laureate

As pesquisadoras Anna Bentes e Lori Regattieri (Medialab.UFRJ) e Isabella Frajhof (Legalite/PPGD PUC-Rio), ministraram palestra na IBMR sobre os impactos do Instagram no cotidiano da sociedade contemporânea. A fala intitulada "Instagramização da Vida: subjetividade, direito e política" abordou o modo como as questões sobre ver e ser visto transformaram a produção e o consumo de imagens. Os modos desse dispositivo ordenar…

Leia mais

// Entrevista com Icaro Ferraz Vidal Júnior: A totalização digital e o declínio das utopias revolucionárias

Em entrevista ao IHU On-Line, nosso pesquisador colaborador Icaro Ferraz Vidal Júnior aborda as implicações políticas, culturais, cognitivas e epistemológicas do cenário de "totalização digital", proveniente da transformação de todos os aspectos da vida em dados passíveis de captura, quantificação e análise de processamentos algorítmicos. O pesquisador também comenta a obra “La vie algorithmique: critique de la raison numérique” (2015), de Éric Sadin, e a…

Leia mais

// Fernanda Bruno no programa Quebrando o Tabu (GNT)

Agora a página Quebrando o Tabu tem um programa no Canal GNT e a nossa coordenadora Fernanda Bruno participou do episódio da estreia, que teve como tema central a privacidade. O programa apresentou um panorama bastante completo do assunto, tratando das importantes questões sobre nossos rastros digitais e seus usos no capitalismo de dados. O episódio contou ainda com a participação de outras pessoas especialistas no…

Leia mais

#Dobras 15 // Instagramização da vida: uma curadoria do visível

Por Anna Bentes   "Você faz do Instagram um lugar para descobrir as maravilhas no mundo. Cada foto e vídeo – desde as menores coisas até as mais épicas – abre uma janela para as pessoas ampliarem suas experiências e se conectarem de novas maneiras."[1] Espaços Instagrameáveis As empresárias Madelyn Markoe e Jessie Barker, ao lançarem seu primeiro restaurante, o…

Leia mais