22 Post(s) em "Subjetividade"


// Encontro IDEA 2018

Na quinta (08.11), acontece o Encontro do IDEA 2018, na Sala Vianinha / ECO. Coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, o tema desse ano é "Na fúria do vendaval: está nascendo um novo mundo" e apresentará as pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras e pesquisadores do programa.   As inscrições podem ser feitas aqui  

Leia mais

#Dobras 17 // Algoritmo da felicidade

Por Fernanda Bruno * Texto publicado originalmente na Revista DR nº1 A felicidade, sabemos, é uma armadilha. Prometida, doada, vendida, revelada, conquistada, sob prescrição médica, entregue a domicílio, de volta em três dias, em vida ou após a morte, ela é a isca sempre relançada a fiéis, consumidores, pacientes, enamorados, trabalhadores, intelectuais, espectadores, internautas etc. “Parece-me que eu estaria sempre…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ em palestra na IBMR Laureate

As pesquisadoras Anna Bentes e Lori Regattieri (Medialab.UFRJ) e Isabella Frajhof (Legalite/PPGD PUC-Rio), ministraram palestra na IBMR sobre os impactos do Instagram no cotidiano da sociedade contemporânea. A fala intitulada "Instagramização da Vida: subjetividade, direito e política" abordou o modo como as questões sobre ver e ser visto transformaram a produção e o consumo de imagens. Os modos desse dispositivo ordenar…

Leia mais

// Fernanda Bruno no programa Quebrando o Tabu (GNT)

Agora a página Quebrando o Tabu tem um programa no Canal GNT e a nossa coordenadora Fernanda Bruno participou do episódio da estreia, que teve como tema central a privacidade. O programa apresentou um panorama bastante completo do assunto, tratando das importantes questões sobre nossos rastros digitais e seus usos no capitalismo de dados. O episódio contou ainda com a participação de outras pessoas especialistas no…

Leia mais

#Dobras 15 // Instagramização da vida: uma curadoria do visível

Por Anna Bentes   "Você faz do Instagram um lugar para descobrir as maravilhas no mundo. Cada foto e vídeo – desde as menores coisas até as mais épicas – abre uma janela para as pessoas ampliarem suas experiências e se conectarem de novas maneiras."[1] Espaços Instagrameáveis As empresárias Madelyn Markoe e Jessie Barker, ao lançarem seu primeiro restaurante, o…

Leia mais

Fernanda Bruno no XIX ISA World Congress of Sociology

Coordenadora do MediaLab.UFRJ participa de sessão sobre The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, livro mais recente de David Lyon, e da mesa de apresentações Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye Nesta segunda-feira (16/07), no XIX ISA World Congress of Sociology, Fernanda Bruno participa do Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as…

Leia mais

#Dobras 9 // Cálculo de personalidade: astrologia ou psicometria?

Por Paulo Faltay Seria o Big Data a nova astrologia? Ou quais semelhanças podemos apontar entre o horóscopo, as casas do zodíaco, e as técnicas de profiling, os perfis computacionais construídos a partir da vasta coleta de dados digitais sob gestão e análise algorítmicas? A ressalva: não irei avaliar a legitimidade e validade da astrologia, ou da ciência de dados,…

Leia mais

#Dobras 8 // VAR: Copa do Mundo e vigilância

POR VICTOR VICENTE* A fase de grupos da Copa do Mundo chegou ao fim e já dá para afirmar com tranquilidade que o protagonismo da competição não foi do Neymar, Cristiano Ronaldo ou Messi. Quem ajudou a definir as principais jogadas, a figura decisiva nos lances mais emocionantes, não tem pernas malhadas, não corre muito mais do que você, nem…

Leia mais

#Dobras 5 // Algoritmização da vida: revirando os fundamentos da automação

Por Lorena Regattieri   Algoritmos não são objetos autônomos, mas são modelados pela ‘pressão’ das forças sociais externas. O algoritmo deixa ver a dimensão maquínica das máquinas informacionais, contra as interpretações simplesmente ‘linguísticas’ das primeiras teorias da mídia. De todo modo, dois tipos de máquina informacional ou algoritmo atuam diferentemente: algoritmos para traduzir informação em informação (quando se codifica um…

Leia mais