40 Post(s) em "Subjetividade"


Palestra “Como as redes sociais estão transformando nossas vidas?”, de Anna Bentes Colégio Estadual Ignácio Amaral

7 de novembro de 2019

No dia 17 de outubro, nossa coordenadora de projetos e pesquisadora do Medialab.UFRJ Anna Bentes esteve participando como palestrante nas atividades do PIBID/CAPES da PUC-Filosofia no Colégio Estadual Ignácio Amaral sob o tema "Identidade e Saúde Mental", organizado pelos professores Edgar Lyra e Eycles Souza. Na palestra "Como as redes sociais estão transformando nossas vidas?"  foi discutido com as alunas…

Leia mais

#Dobras 39 // Conspiração e engajamento no YouTube: o modelo de negócios paranoide das plataformas

28 de outubro de 2019

Por Paulo Faltay* Evidências que o planeta é plano, os perigos da vacinação, estratégias de dominação comunista das instâncias de poder global. Grande parte do conteúdo que trafega nas chamadas plataformas é formada por teorias e narrativas conspiratórias. Apesar das grandes empresas de tecnologia anunciarem medidas para combater informações não-factuais em suas serviços, as precauções esbarram em um fator estrutural:…

Leia mais

#Dobras 38 // Precariado algorítmico: o trabalho humano fantasma nas maquinarias da inteligência artificial

24 de setembro de 2019

Por Paula Cardoso*   “Eles estão nos escutando” Em agosto passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou o Facebook em razão de notícias veiculadas na mídia sobre o pagamento de terceirizados para escutarem e transcreverem áudios de usuários de seus serviços, tais como o Messenger. Depois disso, a Secretaria Nacional do Consumidor abriu uma investigação a respeito. Longe…

Leia mais

#Dobras 37 // O Instagram se preocupa mesmo com a nossa saúde mental?

12 de setembro de 2019

Por Natássia Rocha e Helena Strecker* Nos últimos meses o Instagram tomou uma uma medida que chamou bastante a atenção do público: a retirada da visualização dos likes. Com o discurso de querer deixar o ambiente menos tóxico e competitivo, a plataforma está repensando o papel das curtidas, o que ressoou na mídia e no público como uma tentativa de…

Leia mais

#Dobras 36 // Efeitos de um mundo conectado: tecnologia, controle e subjetividade

8 de julho de 2019

          Por Anna Bentes* Como as tecnologias digitais estão transformando nossas vidas? Em um mundo onde passamos cada vez mais tempo conectados, não há dúvidas de que a inserção de tecnologias nas veias e artérias de nossas sociedades tem produzido incontáveis efeitos na cultura, na economia, na política e na subjetividade. Entre esses efeitos, destaca-se a…

Leia mais

#Dobras 35 // MediaLab.UFRJ no Simpósio LAVITS 2019

26 de junho de 2019

O Simpósio LAVITS 2019 já começou! Veja aqui os resumos dos trabalhos dos(as) pesquisadores(as) do MediaLab.UFRJ que participarão do evento que acontece em Salvador (BA), entre os dias 26 e 28 de junho. A programação completa está disponível neste link.   SESSÕES TEMÁTICAS   Pesquisadores: Fernanda Bruno, Paulo Tavares, Adriano Belisário e Marlus Araújo Título: Expulsão/Exceção: arquitetura forense, conflito e direitos…

Leia mais

#Dobras 34 // Os algoritmos são boys lixo. Ou: não se apaixone pela primeira plataforma que aparecer

13 de junho de 2019

  Por Paulo Faltay* Esses dias vi este tweet mostrando como acessar as preferências de anúncio do seu perfil no Instagram. Além de explicar como encontrar a ferramenta, o tweet tinha outras duas diretrizes: ria de como os resultados são sem noção; compartilhe os resultados mais ridículos. Cumpri. Mas compartilhei o meu resultado, abaixo, nos stories do próprio Instagram. Realmente não me…

Leia mais

#Dobras 32 // O Cadastro Positivo e o ranking do homem endividado

21 de maio de 2019

Por Paula Cardoso* É bem provável que você já tenha ouvido falar, principalmente nos últimos meses, do Cadastro Positivo. A Lei Complementar 166/2019 (BRASIL, 2019), que torna a adesão automática, foi sancionada sem vetos em abril deste ano e entrará em vigor a partir de 9 de julho. De modo simplificado, se trata de um banco de dados que reúne…

Leia mais

#Dobras 31 // Sistema de Recomendação Netflix: Algoritmos, Valor de Negócios e Inovação

17 de maio de 2019

Por Carlos Gomez-Uribe* O texto escrito por Carlos Gomez-Uribe, vice-presidente de produtos de inovação da Netflix, e Neil Hunt, CEO da Netflix, traduzido pela pesquisadora de graduação em Psicologia Caroline Carmona, em linhas gerais, discute a variedade de algoritmos presentes na plataforma que fazem parte do Sistema de Recomendação Netflix, bem como o valor de negócios dos algoritmos, seus processos de…

Leia mais

#Dobras 30 // Meus algoritmos acham que estou grávida? Notas sobre predição e influência de comportamento online

7 de maio de 2019

Por Anna Bentes   Meus algoritmos acham que estou grávida? Recentemente, comecei a receber alguns anúncios relacionados à gravidez, à maternidade e a crianças de uma forma geral: de anúncios de exercícios para mulheres grávidas, roupas para amamentação a sugestões de escolas para Educação infantil, passando por diversos outros conteúdos relacionados a bebês e a crianças, tanto apresentando recomendações ou…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ abre chamada para Iniciação Científica

12 de fevereiro de 2019

Economia Psíquica dos Algoritmos Está aberta a chamada para seleção de 2 (dois/duas) estudantes interessados(as) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos desenvolvido pelo MediaLab.UFRJ (1 vaga para bolsista e 1 vaga para voluntário/a). O objetivo do projeto, sob coordenação da Profa. Fernanda Bruno e participação de pós-graduandos membros do MediaLab.UFRJ, consiste na investigação do que chamamos por economia…

Leia mais

// Anna Bentes fala sobre o monitoramento das emoções em plataformas sociais na EBC

18 de janeiro de 2019

A partir do uso de algoritmos pelo Facebook no desenvolvimento da sua ferramenta de prevenção de suicídio, nossa pesquisadora Anna Bentes fala sobre o monitoramento da emoção de pessoas usuárias em plataformas sociais. Ao programa Revista Brasil, da EBC, Anna também falou sobre os métodos algorítmicos de previsão e indução do comportamento, a exploração comercial de nossos rastros emocionais e a economia…

Leia mais