91 Post(s) em "Tecnopolítica"


// Fernanda Bruno no Sciences Po (Paris)

11 de dezembro de 2019

Nossa coordenadora Fernanda Bruno participa de duas atividades no Sciences Po (Paris) nos dias 19 e 20 de dezembro. Na quinta (19), Bruno participa de uma reunião com pesquisadoras e pesquisadores do Sciences Po médialab. No encontro, serão apresentadas e discutidas as pesquisas realizadas pelos dois laboratórios. Já na sexta (20), Bruno participa do Seminário “Transitions Numériques_TransNum”, com a conferência…

Leia mais

// Futuros algorítmicos | Paula Cardoso no II Seminário Imagem, tecnologia e subjetividade: Biopolíticas do Futuro

2 de dezembro de 2019

A pesquisadora Paula Cardoso Pereira apresenta nesta terça (03) o trabalho "Futuros algorítmicos: regimes de temporalidade da inteligência artificial" durante o II Seminário Imagem, tecnologia e subjetividade: Biopolíticas do Futuro, na Universidade de Brasília (UnB). Cardoso irá abordar como o algoritmo é visto contemporaneamente como um "pequeno mago" (Finn, 2017) capaz de revelar os "signos da previsão" através de técnicas…

Leia mais

#Dobras 40 // Mark Zuckerberg não entende liberdade de expressão no século XXI

19 de novembro de 2019

Nesse texto para o The Guardian US, Siva Vaidhyanathan, professor de estudos de mídia da Universidade da Virginia e autor de Antisocial Media: Como o Facebook nos desconecta e prejudica a democracia (2018), comenta o discurso de Mark Zuckerberg para alunos de graduação na Universidade de Georgetown. Um texto necessário e crítico sobre o manifesto do Facebook sobre liberdade de…

Leia mais

// Fernanda Bruno no Globo fala sobre o uso de robôs para impulsionar conteúdos políticos

4 de novembro de 2019

Na matéria do Globo sobre o uso de robôs e bots para impulsionar conteúdos da pauta bolsonarista, nossa cordenadora Fernanda Bruno aponta os riscos à democracia do uso em massa de contas automatizada: " (... ) Fernanda Bruno afirma que, no Twitter, os robôs funcionam como “ferramentas de manipulação” ao impulsionarem artificialmente assuntos: — O maior problema do impulsionamento em…

Leia mais

#Dobras 39 // Conspiração e engajamento no YouTube: o modelo de negócios paranoide das plataformas

28 de outubro de 2019

Por Paulo Faltay* Evidências que o planeta é plano, os perigos da vacinação, estratégias de dominação comunista das instâncias de poder global. Grande parte do conteúdo que trafega nas chamadas plataformas é formada por teorias e narrativas conspiratórias. Apesar das grandes empresas de tecnologia anunciarem medidas para combater informações não-factuais em suas serviços, as precauções esbarram em um fator estrutural:…

Leia mais

#Dobras 38 // Precariado algorítmico: o trabalho humano fantasma nas maquinarias da inteligência artificial

24 de setembro de 2019

Por Paula Cardoso*   “Eles estão nos escutando” Em agosto passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou o Facebook em razão de notícias veiculadas na mídia sobre o pagamento de terceirizados para escutarem e transcreverem áudios de usuários de seus serviços, tais como o Messenger. Depois disso, a Secretaria Nacional do Consumidor abriu uma investigação a respeito. Longe…

Leia mais

#Dobras 35 // MediaLab.UFRJ no Simpósio LAVITS 2019

26 de junho de 2019

O Simpósio LAVITS 2019 já começou! Veja aqui os resumos dos trabalhos dos(as) pesquisadores(as) do MediaLab.UFRJ que participarão do evento que acontece em Salvador (BA), entre os dias 26 e 28 de junho. A programação completa está disponível neste link.   SESSÕES TEMÁTICAS   Pesquisadores: Fernanda Bruno, Paulo Tavares, Adriano Belisário e Marlus Araújo Título: Expulsão/Exceção: arquitetura forense, conflito e direitos…

Leia mais

// Artigo de Fernanda Bruno e Rafael Evangelista é apresentado no workshop Data-Driven Elections

14 de maio de 2019

Informações da lavits Nos dias 29 e 30 de abril, o Surveillance Studies Centre (SSC), da Queen’s University, no Canadá, realizou o workshop de pesquisa Data-Driven Elections (Eleições Orientadas por Dados), em que pesquisadores de diversos países puderam discutir as implicações da dataficação para as sociedades democráticas. O artigo WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalization…

Leia mais

#Dobras 29 // As novas roupas do capitalismo | Parte 2

25 de abril de 2019

Esta é a segunda parte da tradução, feita por Paulo Faltay, da resenha de Evgeny Morozov sobre o livro The Age of Surveillance Capitalism, de Shoshana Zuboff. Para acessar a primeira parte, clique aqui. // IX. Depois desse longo prelúdio de oito capítulos - essa resenha pretende rivalizar em prolixidade com o livro - é hora de examinar até que ponto a…

Leia mais

#Dobras 27 // Um espectro ronda o Brasil: o espectro do anticomunismo

12 de abril de 2019

Por Wilson Milani*     Um espectro ronda o Brasil: o espectro do anticomunismo. Do ponto de vista histórico, o anticomunismo começa a ser elaborado na ocasião em que o pensamento político e filosófico de Marx e Engels produz sua primeira e mais importante revolução social: a Revolução Russa. A partir desse momento, o medo e a insegurança despertados pela ação…

Leia mais

#Dobras 26 // Da totalização do controle ao desconhecido: dados, previsão, fuga*

8 de abril de 2019

Por Paula Cardoso Pereira Contemplação e profecia Entre as práticas adivinhatórias dos assírios e babilônicos, a leitura de presságios no fígado de animais sacrificados tinha especial importância. O órgão ocupava um lugar privilegiado dessas práticas e rituais por estar no centro das relações entre corpo e alma. O próprio Platão no seu Timeo descreve o funcionamento do fígado como um receptáculo…

Leia mais