69 Post(s) em "Tecnopolítica"


// Colóquio Internacional: Gilbert Simondon, os sentidos da individuação

Entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2018, na USP, acontece o Colóquio Internacional "Gilbert Simondon, os sentidos da individuação". Organizado por Silvana de Souza Ramos [USP], Pablo Rodríguez [Universidade de Buenos Aires], Maria Fernanda Novo [UNICAMP] e Lucas Paolo Vilalta [USP], o evento contará com mesas e debates sobre o pensamento do filósofo e lançamento de livros. Fernanda…

Leia mais

// Encontro IDEA 2018

Na quinta (08.11), acontece o Encontro do IDEA 2018, na Sala Vianinha / ECO. Coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, o tema desse ano é "Na fúria do vendaval: está nascendo um novo mundo" e apresentará as pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras e pesquisadores do programa.   As inscrições podem ser feitas aqui  

Leia mais

#DOBRAS 23 // Segurança digital em tempos de exceção

O MediaLab.UFRJ convidou a Amarela, pesquisadora em privacidade, para elaborar um pequeno manual contendo orientações e dicas práticas a respeito de procedimentos que podem ser tomados para garantir a segurança digital em tempos de exceção. Aqui, você saberá como desenvolver senhas seguras e como se proteger, por exemplo, de ataques e vazamentos de informações em aplicativos como Facebook e WhatsApp.…

Leia mais

#DOBRAS 22 // Como seus dados podem estar influenciando seu voto

Por Anna Bentes [1] “Eu acho que sim, foi um experimento nojento, antiético e nojento. Porque está brincando com um país inteiro. A psicologia de um país inteiro, sem seu consentimento ou conhecimento. E você não apenas está brincando com a psicologia de uma nação inteira, mas você está brincando com a psicologia de uma nação no contexto de um…

Leia mais

#DOBRAS 21 // Origens da cidade inteligente e os revolucionários chilenos

Por Victor Vicente* O imaginário sobre espaços urbanos foi invadido por imagens tecnológicas. Cidades hiperconectadas, com capacidade responsiva em tempo real e sensibilidade às demandas da população, comumente expressas com o auxílio de uma multiplicidade de sensores físicos e sistemas digitais. Mas o que de fato é uma cidade inteligente? Neste debate, precisamos entender que antes de ser um projeto,…

Leia mais

#Dobras 20 // Vigilância, tortura e informação durante a ditadura

Por Wilson Milani   O DOI-Codi, criado em 1969, um ano após o AI-5 ser decretado, acabou por tornar secundário o papel das polícias estaduais no combate à guerrilha urbana. Pela primeira vez na história a repressão às organizações da esquerda estava sob comando direto das Forças Armadas, mais especificamente do Exército. Esse novo arranjo dos "órgãos de segurança" fez…

Leia mais

#Dobras 19 // A Terra à vista*

Por Adriano Belisário O desejo de produzir imagens é indissociável do processo de expansão das tecnologias espaciais. De quê adianta sair da Terra se não é possível ver nada novo? Junto à vontade humana de transcender a Terra, há também a recorrente necessidade de traduzir isto em imagens. Imagens estas que parecem nos afetar de um modo muito particular, exercendo um…

Leia mais

#Dobras 18 // Aquilo que se perdeu com o Museu Nacional*

Por Orlando Calheiros**   O ato do monumento não é a memória, mas a fabulação. Gilles Deleuze e Félix Guattari, em O que é a filosofia?   Eu tinha lá meus sete, oito anos, talvez, mas ainda conservo algumas imagens vívidas da minha primeira visita ao Museu – é preciso dizer que para a maioria dos cariocas ele sempre foi e…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ em palestra na IBMR Laureate

As pesquisadoras Anna Bentes e Lori Regattieri (Medialab.UFRJ) e Isabella Frajhof (Legalite/PPGD PUC-Rio), ministraram palestra na IBMR sobre os impactos do Instagram no cotidiano da sociedade contemporânea. A fala intitulada "Instagramização da Vida: subjetividade, direito e política" abordou o modo como as questões sobre ver e ser visto transformaram a produção e o consumo de imagens. Os modos desse dispositivo ordenar…

Leia mais

// Fernanda Bruno no programa Quebrando o Tabu (GNT)

Agora a página Quebrando o Tabu tem um programa no Canal GNT e a nossa coordenadora Fernanda Bruno participou do episódio da estreia, que teve como tema central a privacidade. O programa apresentou um panorama bastante completo do assunto, tratando das importantes questões sobre nossos rastros digitais e seus usos no capitalismo de dados. O episódio contou ainda com a participação de outras pessoas especialistas no…

Leia mais

#Dobras 13 // Dados da Multidão: análise da parceria entre Waze e Prefeitura do Rio de Janeiro

Por Victor Vicente*  O governo do Rio de Janeiro foi o primeiro do mundo a concretizar acordo de intercâmbio de dados com a Waze, empresa desenvolvedora de software de navegação GPS (Global Positioning System) baseado em comunidade para dispositivos móveis. Firmado em 2013, o acordo integrou um plano amplo de implementação de tecnologias da informação e comunicação pela gestão municipal.…

Leia mais

#Dobras 12 // #EuApoioOs23

Por Wilson Milani   Na terça-feira, 17 de julho, a Justiça do Rio condenou à prisão 23 manifestantes que participaram de protestos populares ocorridos na cidade em 2013 e 2014. O juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, decretou penas que vão de 5 a 13 anos de detenção, a serem cumpridas em regime fechado. Tão logo foi divulgada, a…

Leia mais