57 Post(s) em "Tecnopolítica"


Fernanda Bruno no XIX ISA World Congress of Sociology

Coordenadora do MediaLab.UFRJ participa de sessão sobre The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, livro mais recente de David Lyon, e da mesa de apresentações Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye Nesta segunda-feira (16/07), no XIX ISA World Congress of Sociology, Fernanda Bruno participa do Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as…

Leia mais

#Dobras7 // Antes do PCB: os primeiros textos comunistas, as edições em língua espanhola e a atuação pioneira do tipógrafo Canellas

Por Wilson Milani Nota: O presente texto é um excerto da tese Vigilância e repressão sobre a imprensa operária carioca no século XX: o caso das gráficas do PCB, que vendo sendo desenvolvida pelo autor no âmbito do PPGCOM UFRJ e do MediaLab.UFRJ. Para uma apresentação geral do trabalho de pesquisa, ver #Dobra1  Não foram das máquinas de impressão do…

Leia mais

#Dobras5 // Algoritmização da vida: revirando os fundamentos da automação

Por Lorena Regattieri   Algoritmos não são objetos autônomos, mas são modelados pela ‘pressão’ das forças sociais externas. O algoritmo deixa ver a dimensão maquínica das máquinas informacionais, contra as interpretações simplesmente ‘linguísticas’ das primeiras teorias da mídia. De todo modo, dois tipos de máquina informacional ou algoritmo atuam diferentemente: algoritmos para traduzir informação em informação (quando se codifica um…

Leia mais

Automação da percepção em três imagens

Na terça-feira (22/05), a coordenadora do MediaLab.UFRJ, Fernanda Bruno, participou do SMARTIE com a apresentação "Automação da percepção em três imagens". SMARTIE é um espaço de discussão organizado em forma de seminário pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. A proposta é fomentar o debate acerca das formas expressivas e agentivas no campo das ciências sociais e…

Leia mais

#Dobras3 // ALGORITMOS DA PARANOIA: AGÊNCIA, SUBJETIVIDADE E CONTROLE

Por Paulo Faltay   “O algoritmo do Tinder mudou, tenho certeza! Meus matches diminuíram consideravelmente nas últimas semanas depois da atualização”. As frases são de uma conversa com um amigo que procurava demonstrar como a recente queda no número de combinações amorosas estaria relacionada a uma estratégia deliberada para incitar e manter pessoas conectadas ao aplicativo. O que me interessa…

Leia mais

zine #único ed.cryptorave subversão algorítmica

Na última CryptoRave, o MediaLab.UFRJ trabalhou com o tema “A economia psíquica dos algoritmos: atenção, emoção e persuasão”. Para dar um tempero na nossa apresentação, montamos o zine #único ed.cryptorave subversão algorítmica [baixe clicando no nome], a tática é clandestina e também promove a partir de intuições e imagens um pensar sobre as posições, subversões e experiências de desapropriações de saberes, técnicas e…

Leia mais

#Dobras2 // O PROFISSIONAL AUTÔNOMO ANTES DO CARRO AUTÔNOMO: TRABALHO E DISCURSO NA UBER NO BRASIL

Por Victor Vicente   Uber e outras empresas da economia do compartilhamento promovem modos de trabalho informal, muitas vezes não regulados, como parte de um avanço social positivo, viabilizando maior flexibilidade e autonomia para o indivíduo – sendo este tanto produtor quanto consumidor. O vínculo empregatício, que assegura direitos estabelecidos pelo Estado ao empregado e ao empregador, perde importância nessa…

Leia mais

#Dobras1 // Vigilância e repressão sobre a imprensa operária carioca no século XX: o caso das gráficas do PCB

Por Wilson Milani   Os agentes policiais cuidaram da composição da imagem. É como se provas irrefutáveis de um crime estivessem sendo expostas. Um olhar e uma atenção vigilantes se dedicam a documentar a cena, organizando o campo visual de modo a extrair dele o máximo possível de informação. Uma narrativa de “subversão” e “perigo” é construída pela disposição mais…

Leia mais

MediaLab na CryptoRave 2018

MediaLab.UFRJ na CR: A Economia Psíquica dos Algoritmos O MediaLab.UFRJ participou da CryptoRave, no dia 05/05 (sábado), na sala Edward Snowden, com a palestra: "A economia psíquica dos algoritmos: atenção, emoção e persuasão". Abaixo, a descrição completa:  Já habituados ao monitoramento e análise cotidianos de nossas condutas online, os algoritmos que disputam a nossa atenção nas plataformas sociais miram as nossas…

Leia mais

Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo a partir do Instagram

Nosso tempo e nossa atenção são, cada vez mais, capturados por tecnologias que passam a fazer parte de nossos hábitos cotidianos. Empresa, aplicativo e rede social, o Instagram é um dos dispositivos que opera segundo os princípios da economia da atenção. Nesta capitalização da atenção, é imprescindível formar hábitos de uso de serviços ou produtos de modo a manter os…

Leia mais

#Lavits2016 Chamada de trabalhos é prorrogada até 19 de agosto

Atenção! Para os que ainda não submeteram seus trabalhos para o IV Simpósio Internacional LAVITS – “Novos paradigmas da vigilância? Perspectivas da América Latina” ainda dá tempo de enviar! As submissões de trabalhos foram estendidas até o dia 19 de agosto e devem ser encaminhadas conforme as regras de envio listadas abaixo. Importante destacar que a inscrição no evento, que acontece…

Leia mais