79 Post(s) em "Tecnopolítica"


Reconhecimento facial no Carnaval: riscos tecnológicos nada divertidos*

    Os erros e discriminações constatados em estudos nos EUA e Reino Unido nas ferramentas testadas pelos governos do Rio de Janeiro e Bahia Este ano, no Rio de Janeiro, o Carnaval exigiu um outro tipo de criatividade dos foliões que não quiseram ser rastreados pelas câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Civil. Ao escolher…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ abre chamada para Iniciação Científica

Economia Psíquica dos Algoritmos Está aberta a chamada para seleção de 2 (dois/duas) estudantes interessados(as) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos desenvolvido pelo MediaLab.UFRJ (1 vaga para bolsista e 1 vaga para voluntário/a). O objetivo do projeto, sob coordenação da Profa. Fernanda Bruno e participação de pós-graduandos membros do MediaLab.UFRJ, consiste na investigação do que chamamos por economia…

Leia mais

// Anna Bentes fala sobre o monitoramento das emoções em plataformas sociais na EBC

A partir do uso de algoritmos pelo Facebook no desenvolvimento da sua ferramenta de prevenção de suicídio, nossa pesquisadora Anna Bentes fala sobre o monitoramento da emoção de pessoas usuárias em plataformas sociais. Ao programa Revista Brasil, da EBC, Anna também falou sobre os métodos algorítmicos de previsão e indução do comportamento, a exploração comercial de nossos rastros emocionais e a economia…

Leia mais

// Chamadas abertas para o VI Simpósio Internacional Lavits

Entre os dias 26 e 28 de junho de 2019 teremos o VI Simpósio Internacional Lavits: Assimetrias e (In)Visibilidades: Vigilância, Gênero e Raça. Encorajamos a todxs a submeterem propostas em diferentes modalidades: trabalhos em sessões temáticas, sessões livres, oficinas e intervenções artísticas. A Chamada de Trabalhos está aberta até 15/03/2019 e mais detalhes sobre as orientações para o envio das…

Leia mais

// Lançamento | Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem

Com grande alegria convidamos para o lançamento e noite de autógrafos do livro Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, que acaba de ser lançado pela coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo, na próxima sexta-feira, dia 07 de dezembro, às 19h, na FFLCH-USP. O evento integra o Colóquio Internacional "Simondon - os sentidos da individuação", realizado na Universidade de São Paulo. Organizado por Fernanda…

Leia mais

// Colóquio Internacional: Gilbert Simondon, os sentidos da individuação

Entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2018, na USP, acontece o Colóquio Internacional "Gilbert Simondon, os sentidos da individuação". Organizado por Silvana de Souza Ramos [USP], Pablo Rodríguez [Universidade de Buenos Aires], Maria Fernanda Novo [UNICAMP] e Lucas Paolo Vilalta [USP], o evento contará com mesas e debates sobre o pensamento do filósofo e lançamento de livros. Fernanda…

Leia mais

// Novembre Numérique: Fernanda Bruno e Lori Regattieri participam da mesa “Horizontes da Inteligência Artificial – Diálogos entre Teoria e Política”

Nossa coordenadora Fernanda Bruno e a pesquisadora Lori Regattieri participam de evento sobre Inteligência Artificial na BiblioMaison. A inteligência artificial (IA) se tornou uma das grandes questões de nosso tempo. Nos últimos anos, houve um verdadeiro boom de tais tecnologias, que prometem povoar crescentemente a vida cotidiana e as instituições, revolucionando a economia, o trabalho, a política, a educação, a saúde, o transporte, a…

Leia mais

// Encontro IDEA 2018

Na quinta (08.11), acontece o Encontro do IDEA 2018, na Sala Vianinha / ECO. Coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, o tema desse ano é "Na fúria do vendaval: está nascendo um novo mundo" e apresentará as pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras e pesquisadores do programa.   As inscrições podem ser feitas aqui  

Leia mais

#DOBRAS 23 // Segurança digital em tempos de exceção

O MediaLab.UFRJ convidou a Amarela, pesquisadora em privacidade, para elaborar um pequeno manual contendo orientações e dicas práticas a respeito de procedimentos que podem ser tomados para garantir a segurança digital em tempos de exceção. Aqui, você saberá como desenvolver senhas seguras e como se proteger, por exemplo, de ataques e vazamentos de informações em aplicativos como Facebook e WhatsApp.…

Leia mais

#DOBRAS 22 // Como seus dados podem estar influenciando seu voto

Por Anna Bentes [1] “Eu acho que sim, foi um experimento nojento, antiético e nojento. Porque está brincando com um país inteiro. A psicologia de um país inteiro, sem seu consentimento ou conhecimento. E você não apenas está brincando com a psicologia de uma nação inteira, mas você está brincando com a psicologia de uma nação no contexto de um…

Leia mais

#DOBRAS 21 // Origens da cidade inteligente e os revolucionários chilenos

Por Victor Vicente* O imaginário sobre espaços urbanos foi invadido por imagens tecnológicas. Cidades hiperconectadas, com capacidade responsiva em tempo real e sensibilidade às demandas da população, comumente expressas com o auxílio de uma multiplicidade de sensores físicos e sistemas digitais. Mas o que de fato é uma cidade inteligente? Neste debate, precisamos entender que antes de ser um projeto,…

Leia mais

#Dobras 20 // Vigilância, tortura e informação durante a ditadura

Por Wilson Milani   O DOI-Codi, criado em 1969, um ano após o AI-5 ser decretado, acabou por tornar secundário o papel das polícias estaduais no combate à guerrilha urbana. Pela primeira vez na história a repressão às organizações da esquerda estava sob comando direto das Forças Armadas, mais especificamente do Exército. Esse novo arranjo dos "órgãos de segurança" fez…

Leia mais