17 Post(s) em "Visibilidades"


Fernanda Bruno no XIX ISA World Congress of Sociology

Coordenadora do MediaLab.UFRJ participa de sessão sobre The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, livro mais recente de David Lyon, e da mesa de apresentações Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye Nesta segunda-feira (16/07), no XIX ISA World Congress of Sociology, Fernanda Bruno participa do Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as…

Leia mais

#Dobras9 // Cálculo de personalidade: astrologia ou psicometria?

Por Paulo Faltay Seria o Big Data a nova astrologia? Ou quais semelhanças podemos apontar entre o horóscopo, as casas do zodíaco, e as técnicas de profiling, os perfis computacionais construídos a partir da vasta coleta de dados digitais sob gestão e análise algorítmicas? A ressalva: não irei avaliar a legitimidade e validade da astrologia, ou da ciência de dados,…

Leia mais

zine #único ed.cryptorave subversão algorítmica

Na última CryptoRave, o MediaLab.UFRJ trabalhou com o tema “A economia psíquica dos algoritmos: atenção, emoção e persuasão”. Para dar um tempero na nossa apresentação, montamos o zine #único ed.cryptorave subversão algorítmica [baixe clicando no nome], a tática é clandestina e também promove a partir de intuições e imagens um pensar sobre as posições, subversões e experiências de desapropriações de saberes, técnicas e…

Leia mais

Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo a partir do Instagram

Nosso tempo e nossa atenção são, cada vez mais, capturados por tecnologias que passam a fazer parte de nossos hábitos cotidianos. Empresa, aplicativo e rede social, o Instagram é um dos dispositivos que opera segundo os princípios da economia da atenção. Nesta capitalização da atenção, é imprescindível formar hábitos de uso de serviços ou produtos de modo a manter os…

Leia mais

Cidades, tecnopolíticas e vigilâncias

Adriano Belisário, dezembro/2015 2016 será um ano chave para o futuro das cidades. Em outubro, Quito sediará a Habitat III, conferência da ONU sobre moradia e desenvolvimento urbano sustentável, que consolidará a chamada 'Nova Agenda Urbana', documento com recomendações e princípios para guiar políticas públicas para cidades até 2030. Também em 2016, na África do Sul, acontece o Congresso Internacional…

Leia mais

Cartografia Aérea da Vila Autódromo

A cartografia aérea da Vila Autódromo foi composta a partir de 20 fotografias selecionadas dentre 1238 que foram tiradas a uma altitude de 200 a 300 metros entre 9 e 11 horas da manhã de 15 de agosto de 2015. A cartografia é uma iniciativa da #dronehackademy, um laboratório cidadã e comunidade de aprendizagem de uso dos drones como tecnologia…

Leia mais

Mapeando o Comum do Rio de Janeiro

O conceito recorrente de commons se elabora sobre a ideia de que, em nosso mundo atual, a produção da riqueza e a vida social dependem em grande medida da comunicação, da cooperação, dos afetos e da criatividade coletiva (Negri e Hardt). O “comum” seria então os ambientes de recursos compartilhados, que são gerados pela participação de muitos e que constituem…

Leia mais

O Marco Civil: uma controvérsia a cartografar

http://www.labic.net/grafo/o-marco-civil-uma-controversia-a-cartografar/ Em parceria com o LABIC/UFES, de outubro de 2012 a janeiro de 2013, começamos a acompanhar a movimentação em torno da hashtag #MarcoCivil no Twitter. O primeiro registro da hashtag é de 2009, quando houve uma mobilização para propagar a consulta pública, aberta pelo governo federal, para que diferentes atores pudessem se manifestar sobre a redação da lei que…

Leia mais

Anonimato #protestosbr

ANONIMATO NAS RUAS E NAS REDES A presente pesquisa foi desenvolvida na disciplina Cartografia das Controvérsias, ministrada pela Profa. Fernanda Bruno, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ. Site da cartografia: http://anonimatoprotestosbr.wordpress.com Desde o mês de junho de 2013 vêm ocorrendo protestos em diferentes cidades do Brasil. Inicialmente, tais manifestações foram motivadas pela reivindicação…

Leia mais

Controvérsia em autoria coletiva

Explorando controvérsias na produção de um filme de autoria coletiva Cartografia realizada como trabalho final da disciplina Cartografia de Controvérsias, ministrada pela Profa. Fernanda Bruno no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Site da cartografia: http://autoriacoletiva.tumblr.com/ A democratização dos meios de produção e distribuição comunicacional, através das tecnologias digitais, contribuiu nos últimos anos para o surgimento e proliferação…

Leia mais