45 Post(s) em "Visibilidades"


// Fernanda Bruno no Sciences Po (Paris)

11 de dezembro de 2019

Nossa coordenadora Fernanda Bruno participou de duas atividades no Sciences Po (Paris) nos dias 19 e 20 de dezembro. Na quinta (19), Bruno participou de uma reunião com pesquisadoras e pesquisadores do Sciences Po médialab. No encontro, serão apresentadas e discutidas as pesquisas realizadas pelos dois laboratórios. Já na sexta (20), Bruno participou do Seminário “Transitions Numériques_TransNum”, com a conferência…

Leia mais

// Futuros algorítmicos | Paula Cardoso no II Seminário Imagem, tecnologia e subjetividade: Biopolíticas do Futuro

2 de dezembro de 2019

A pesquisadora Paula Cardoso Pereira apresentou no dia 03 de dezembro de 2019 o trabalho "Futuros algorítmicos: regimes de temporalidade da inteligência artificial" durante o II Seminário Imagem, tecnologia e subjetividade: Biopolíticas do Futuro, na Universidade de Brasília (UnB). Cardoso abordou como o algoritmo é visto contemporaneamente como um "pequeno mago" (Finn, 2017) capaz de revelar os "signos da previsão"…

Leia mais

#Dobras 38 // Precariado algorítmico: o trabalho humano fantasma nas maquinarias da inteligência artificial

24 de setembro de 2019

Por Paula Cardoso*   “Eles estão nos escutando” Em agosto passado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou o Facebook em razão de notícias veiculadas na mídia sobre o pagamento de terceirizados para escutarem e transcreverem áudios de usuários de seus serviços, tais como o Messenger. Depois disso, a Secretaria Nacional do Consumidor abriu uma investigação a respeito. Longe…

Leia mais

#Dobras 37 // O Instagram se preocupa mesmo com a nossa saúde mental?

12 de setembro de 2019

Por Natássia Rocha e Helena Strecker* Nos últimos meses o Instagram tomou uma uma medida que chamou bastante a atenção do público: a retirada da visualização dos likes. Com o discurso de querer deixar o ambiente menos tóxico e competitivo, a plataforma está repensando o papel das curtidas, o que ressoou na mídia e no público como uma tentativa de…

Leia mais

#Dobras 36 // A vigilância no mundo contemporâneo: tecnologia, controle e subjetividade

8 de julho de 2019

  Por Anna Bentes* Como as tecnologias digitais estão transformando nossas vidas? Em um mundo onde passamos cada vez mais tempo conectados, não há dúvidas de que a inserção de tecnologias nas veias e artérias de nossas sociedades tem produzido incontáveis efeitos na cultura, na economia, na política e na subjetividade. Entre esses efeitos, destaca-se a capacidade de vigiar e…

Leia mais

#Dobras 35 // MediaLab.UFRJ no Simpósio LAVITS 2019

26 de junho de 2019

O Simpósio LAVITS 2019 já começou! Veja aqui os resumos dos trabalhos dos(as) pesquisadores(as) do MediaLab.UFRJ que participarão do evento que acontece em Salvador (BA), entre os dias 26 e 28 de junho. A programação completa está disponível neste link.   SESSÕES TEMÁTICAS   Pesquisadores: Fernanda Bruno, Paulo Tavares, Adriano Belisário e Marlus Araújo Título: Expulsão/Exceção: arquitetura forense, conflito e direitos…

Leia mais

#Dobras 34 // Os algoritmos são boys lixo. Ou: não se apaixone pela primeira plataforma que aparecer

13 de junho de 2019

  Por Paulo Faltay* Esses dias vi este tweet mostrando como acessar as preferências de anúncio do seu perfil no Instagram. Além de explicar como encontrar a ferramenta, o tweet tinha outras duas diretrizes: ria de como os resultados são sem noção; compartilhe os resultados mais ridículos. Cumpri. Mas compartilhei o meu resultado, abaixo, nos stories do próprio Instagram. Realmente não me…

Leia mais

#Dobras 32 // O Cadastro Positivo e o ranking do homem endividado

21 de maio de 2019

Por Paula Cardoso* É bem provável que você já tenha ouvido falar, principalmente nos últimos meses, do Cadastro Positivo. A Lei Complementar 166/2019 (BRASIL, 2019), que torna a adesão automática, foi sancionada sem vetos em abril deste ano e entrará em vigor a partir de 9 de julho. De modo simplificado, se trata de um banco de dados que reúne…

Leia mais

#Dobras 31 // Sistema de Recomendação Netflix: Algoritmos, Valor de Negócios e Inovação

17 de maio de 2019

Por Carlos Gomez-Uribe* O texto escrito por Carlos Gomez-Uribe, vice-presidente de produtos de inovação da Netflix, e Neil Hunt, CEO da Netflix, traduzido pela pesquisadora de graduação em Psicologia Caroline Carmona, em linhas gerais, discute a variedade de algoritmos presentes na plataforma que fazem parte do Sistema de Recomendação Netflix, bem como o valor de negócios dos algoritmos, seus processos de…

Leia mais

#Dobras 30 // Meus algoritmos acham que estou grávida? Notas sobre predição e influência de comportamento online

7 de maio de 2019

Por Anna Bentes   Meus algoritmos acham que estou grávida? Recentemente, comecei a receber alguns anúncios relacionados à gravidez, à maternidade e a crianças de uma forma geral: de anúncios de exercícios para mulheres grávidas, roupas para amamentação a sugestões de escolas para Educação infantil, passando por diversos outros conteúdos relacionados a bebês e a crianças, tanto apresentando recomendações ou…

Leia mais

#Dobras 29 // As novas roupas do capitalismo | Parte 2

25 de abril de 2019

Esta é a segunda parte da tradução, feita por Paulo Faltay, da resenha de Evgeny Morozov sobre o livro The Age of Surveillance Capitalism, de Shoshana Zuboff. Para acessar a primeira parte, clique aqui. // IX. Depois desse longo prelúdio de oito capítulos - essa resenha pretende rivalizar em prolixidade com o livro - é hora de examinar até que ponto a…

Leia mais

#Dobras 26 // Da totalização do controle ao desconhecido: dados, previsão, fuga*

8 de abril de 2019

Por Paula Cardoso Pereira Contemplação e profecia Entre as práticas adivinhatórias dos assírios e babilônicos, a leitura de presságios no fígado de animais sacrificados tinha especial importância. O órgão ocupava um lugar privilegiado dessas práticas e rituais por estar no centro das relações entre corpo e alma. O próprio Platão no seu Timeo descreve o funcionamento do fígado como um receptáculo…

Leia mais