23 Post(s) em "Visibilidades"


#Dobras 19 // A Terra à vista*

Por Adriano Belisário   O desejo de produzir imagens é indissociável do processo de expansão das tecnologias espaciais. De quê adianta sair da Terra se não é possível ver nada novo? Junto à vontade humana de transcender a Terra, há também a recorrente necessidade de traduzir isto em imagens. Imagens estas que parecem nos afetar de um modo muito particular, exercendo…

Leia mais

#Dobras 18 // Aquilo que se perdeu com o Museu Nacional*

Por Orlando Calheiros**   O ato do monumento não é a memória, mas a fabulação. Gilles Deleuze e Félix Guattari, em O que é a filosofia?   Eu tinha lá meus sete, oito anos, talvez, mas ainda conservo algumas imagens vívidas da minha primeira visita ao Museu – é preciso dizer que para a maioria dos cariocas ele sempre foi e…

Leia mais

#Dobras 17 // Algoritmo da felicidade

Por Fernanda Bruno * Texto publicado originalmente na Revista DR nº1 A felicidade, sabemos, é uma armadilha. Prometida, doada, vendida, revelada, conquistada, sob prescrição médica, entregue a domicílio, de volta em três dias, em vida ou após a morte, ela é a isca sempre relançada a fiéis, consumidores, pacientes, enamorados, trabalhadores, intelectuais, espectadores, internautas etc. “Parece-me que eu estaria sempre…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ em palestra na IBMR Laureate

As pesquisadoras Anna Bentes e Lori Regattieri (Medialab.UFRJ) e Isabella Frajhof (Legalite/PPGD PUC-Rio), ministraram palestra na IBMR sobre os impactos do Instagram no cotidiano da sociedade contemporânea. A fala intitulada "Instagramização da Vida: subjetividade, direito e política" abordou o modo como as questões sobre ver e ser visto transformaram a produção e o consumo de imagens. Os modos desse dispositivo ordenar…

Leia mais

#Dobras 15 // Instagramização da vida: uma curadoria do visível

Por Anna Bentes   "Você faz do Instagram um lugar para descobrir as maravilhas no mundo. Cada foto e vídeo – desde as menores coisas até as mais épicas – abre uma janela para as pessoas ampliarem suas experiências e se conectarem de novas maneiras."[1] Espaços Instagrameáveis As empresárias Madelyn Markoe e Jessie Barker, ao lançarem seu primeiro restaurante, o…

Leia mais

Fernanda Bruno no XIX ISA World Congress of Sociology

Coordenadora do MediaLab.UFRJ participa de sessão sobre The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, livro mais recente de David Lyon, e da mesa de apresentações Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye Nesta segunda-feira (16/07), no XIX ISA World Congress of Sociology, Fernanda Bruno participa do Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as…

Leia mais

#Dobras 9 // Cálculo de personalidade: astrologia ou psicometria?

Por Paulo Faltay Seria o Big Data a nova astrologia? Ou quais semelhanças podemos apontar entre o horóscopo, as casas do zodíaco, e as técnicas de profiling, os perfis computacionais construídos a partir da vasta coleta de dados digitais sob gestão e análise algorítmicas? A ressalva: não irei avaliar a legitimidade e validade da astrologia, ou da ciência de dados,…

Leia mais

ZINE #único ed.cryptorave subversão algorítmica

Na última CryptoRave, o MediaLab.UFRJ trabalhou com o tema “A economia psíquica dos algoritmos: atenção, emoção e persuasão”. Para dar um tempero na nossa apresentação, montamos o zine #único ed.cryptorave subversão algorítmica [baixe clicando no nome], a tática é clandestina e também promove a partir de intuições e imagens um pensar sobre as posições, subversões e experiências de desapropriações de saberes, técnicas e…

Leia mais

Quase um tique: economia da atenção, vigilância e espetáculo a partir do Instagram

Nosso tempo e nossa atenção são, cada vez mais, capturados por tecnologias que passam a fazer parte de nossos hábitos cotidianos. Empresa, aplicativo e rede social, o Instagram é um dos dispositivos que opera segundo os princípios da economia da atenção. Nesta capitalização da atenção, é imprescindível formar hábitos de uso de serviços ou produtos de modo a manter os…

Leia mais