27 Post(s) em "Visibilidades"


// Encontro IDEA 2018

Na quinta (08.11), acontece o Encontro do IDEA 2018, na Sala Vianinha / ECO. Coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, o tema desse ano é "Na fúria do vendaval: está nascendo um novo mundo" e apresentará as pesquisas desenvolvidas pelas pesquisadoras e pesquisadores do programa.   As inscrições podem ser feitas aqui  

Leia mais

#DOBRAS 23 // Segurança digital em tempos de exceção

O MediaLab.UFRJ convidou a Amarela, pesquisadora em privacidade, para elaborar um pequeno manual contendo orientações e dicas práticas a respeito de procedimentos que podem ser tomados para garantir a segurança digital em tempos de exceção. Aqui, você saberá como desenvolver senhas seguras e como se proteger, por exemplo, de ataques e vazamentos de informações em aplicativos como Facebook e WhatsApp.…

Leia mais

#DOBRAS 22 // Como seus dados podem estar influenciando seu voto

Por Anna Bentes [1] “Eu acho que sim, foi um experimento nojento, antiético e nojento. Porque está brincando com um país inteiro. A psicologia de um país inteiro, sem seu consentimento ou conhecimento. E você não apenas está brincando com a psicologia de uma nação inteira, mas você está brincando com a psicologia de uma nação no contexto de um…

Leia mais

#Dobras 20 // Vigilância, tortura e informação durante a ditadura

Por Wilson Milani   O DOI-Codi, criado em 1969, um ano após o AI-5 ser decretado, acabou por tornar secundário o papel das polícias estaduais no combate à guerrilha urbana. Pela primeira vez na história a repressão às organizações da esquerda estava sob comando direto das Forças Armadas, mais especificamente do Exército. Esse novo arranjo dos "órgãos de segurança" fez…

Leia mais

#Dobras 19 // A Terra à vista*

Por Adriano Belisário O desejo de produzir imagens é indissociável do processo de expansão das tecnologias espaciais. De quê adianta sair da Terra se não é possível ver nada novo? Junto à vontade humana de transcender a Terra, há também a recorrente necessidade de traduzir isto em imagens. Imagens estas que parecem nos afetar de um modo muito particular, exercendo um…

Leia mais

#Dobras 18 // Aquilo que se perdeu com o Museu Nacional*

Por Orlando Calheiros**   O ato do monumento não é a memória, mas a fabulação. Gilles Deleuze e Félix Guattari, em O que é a filosofia?   Eu tinha lá meus sete, oito anos, talvez, mas ainda conservo algumas imagens vívidas da minha primeira visita ao Museu – é preciso dizer que para a maioria dos cariocas ele sempre foi e…

Leia mais

#Dobras 17 // Algoritmo da felicidade

Por Fernanda Bruno * Texto publicado originalmente na Revista DR nº1 A felicidade, sabemos, é uma armadilha. Prometida, doada, vendida, revelada, conquistada, sob prescrição médica, entregue a domicílio, de volta em três dias, em vida ou após a morte, ela é a isca sempre relançada a fiéis, consumidores, pacientes, enamorados, trabalhadores, intelectuais, espectadores, internautas etc. “Parece-me que eu estaria sempre…

Leia mais

// MediaLab.UFRJ em palestra na IBMR Laureate

As pesquisadoras Anna Bentes e Lori Regattieri (Medialab.UFRJ) e Isabella Frajhof (Legalite/PPGD PUC-Rio), ministraram palestra na IBMR sobre os impactos do Instagram no cotidiano da sociedade contemporânea. A fala intitulada "Instagramização da Vida: subjetividade, direito e política" abordou o modo como as questões sobre ver e ser visto transformaram a produção e o consumo de imagens. Os modos desse dispositivo ordenar…

Leia mais

#Dobras 15 // Instagramização da vida: uma curadoria do visível

Por Anna Bentes   "Você faz do Instagram um lugar para descobrir as maravilhas no mundo. Cada foto e vídeo – desde as menores coisas até as mais épicas – abre uma janela para as pessoas ampliarem suas experiências e se conectarem de novas maneiras."[1] Espaços Instagrameáveis As empresárias Madelyn Markoe e Jessie Barker, ao lançarem seu primeiro restaurante, o…

Leia mais

Fernanda Bruno no XIX ISA World Congress of Sociology

Coordenadora do MediaLab.UFRJ participa de sessão sobre The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life, livro mais recente de David Lyon, e da mesa de apresentações Surveillance Society: Power, Conflict and Solidarity. Thinking through the Electronic Eye Nesta segunda-feira (16/07), no XIX ISA World Congress of Sociology, Fernanda Bruno participa do Author Meets Critics: The Culture of Surveillance: Watching as…

Leia mais