A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant

28 de setembro de 2014

phantasmagoria

A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant,  conferência de Stefan Andriopoulos nesta quarta-feira, dia 01/10, na sala Celso Lemos (310) do IFCS/UFRJ.

Noções espiritualistas e o uso da lanterna mágica em projeções fantasmagóricas têm um papel central para a filosofia de Immanuel Kant. A noção crítica de Erscheinung,  como aparecimento ou aparição de uma coisa em si suprassensorial, se baseia na hipótese das apariçõesgenuínas de espíritos que o filósofo alemão evoca em  “Sonhos de um Visionário” (1766). Sua doutrina da ilusão transcendental, por contraste,  descreve a metafísica especulativa como uma “lanterna mágica de fantasmas cerebrais”. Kant, assim, transforma o instrumento óptico em uma figura epistemológica que possui uma função constitutiva para a sua filosofia crítica.

Stefan Andriopoulos é professor do Departamento de Letras Germânicas  da Universidade Colúmbia, em Nova York, onde desenvolve pesquisas em literatura, cinema e teoria da mídia. Publicou artigos em diversas revistas, como Critical Inquiry, Representations, New German Critique, English Literary History e Deutsche Vierteljahrsschrift, além dos livros Unfall und Verbrechen: Konfigurationen zwischen juristischem und literarischem Diskurs um 1900 (Centaurus, 1996), e, como coeditor, 1929: Beiträge zur Archäologie der Medien (Suhrkamp 2002) e Die Adresse des Mediums Addressing Media (DuMont 2001).

Seus livros Possuídos: crimes hipnóticos, ficção corporativa e a invenção do cinema e Aparições espectrais: o idealismo alemão, o romance gótico e a mídia óptica, estão sendo publicados na coleção Artefíssil, da Contraponto Editora, e serão lançados durante a conferência. A conferência terá tradução consecutiva e será realizada no dia 01/10, próxima quarta-feira, às 17h, na sala Celso Lemos (310) no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Realização: Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), em Filosofia (PPGF) e em Comunicação (PPGCOM/ECO)  da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR).