// Seminário Internacional: Resiliência Digital nas Eleições 2018

19 de outubro de 2018

Convidamos a todas e todos para mais um evento do MediaLab.UFRJ, dessa vez em parceria com o Digital Forensic Research Lab e Adrienne Arsht Latin America Center do Atlantic Concil.

Diante do cenário atual, onde as ferramentas tecnológicas ganham as manchetes por conta dos seus mais variados usos, esse debate chega para nós como uma pausa para reflexão. O contexto é de aceleração e hiperinformação, nesse sentido as eleições 2018 já estão marcadas pelos graves problemas relacionados a desinformação. Aguardamos você para essa conversa com os nossos convidados. Abaixo todas as informações, o evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia.

Resiliência Digital nas Eleições 2018: expondo e explicando os efeitos da desinformação no Brasil

Com o objetivo de forjar a resiliência digital em três das democracias mais conectadas e cosmopolitas da América Latina, México, Colômbia e Brasil, o projeto #ElectionWatch America Latina do Atlantic Council procura identificar, expor e explicar a desinformação no período das eleições de 2018 nesses países. Através da resiliência digital, o intuito deste projeto é de proteger as instituições e normas democráticas daqueles que procurariam miná-las no espaço do engajamento digital.

O Atlantic Council também busca encorajar soluções sustentáveis em parceria com atores da mídia, sociedade civil, e os setores privados e públicos. Como parte dessa missão, facilitamos treinamentos de capacitação que alavanquem conhecimento no terreno e construam uma comunidade robusta de atores locais no espaço da informação. O Atlantic Council trabalha em parceria com o Facebook para identificar os pontos vulneráveis no contexto da desinformação nas mídias sociais, e assim, desenvolver uma linha de pesquisa independente e verossímil sobre o papel dessas nas eleições e, mais amplamente, nas democracias.

Com os convidados: Graham Brookie (Diretor e editor/Digital Forensic Research Lab (DFR-Lab e Atlantic Concil); Roberta Braga (Diretora Associada/Adrienne Arsht Latin America Center do Atlantic Concil); Luiza Bandeira (Assistente de pesquisas/@DFR Lab – Adrienne Arsht Latin America Center do Atlantic Concil).

Local: Auditório da CPM (Escola de Comunicação da UFRJ/Campus Praia Vermelha) Horário: 14h