8 Evento(s) em "Visibilidades"


Data Dramatisation, com Ruben van de Ven

Quando: 25/05, sexta-feira, às 14h. Local: Auditório da CPM. Escola de Comunicação da UFRJ (campus Praia Vermelha). Evento com tradução consecutiva   Na sexta-feira (25/05), recebemos o artista holandês Ruben van de Ven para uma conversa sobre softwares e práticas de quantificação de emoções com base em faces humanas. Ruben questionou o pressuposto de objetividade dessas práticas, além de abordar as suas…

Leia mais

OFICINA DE VÍDEOATIVISMO DOCUMENTANDO VIOLAÇÕES DE DIREITOS COM CELULARES

No dia 24 de abril,  o MediaLab.UFRJ realizou em parceria com a Witness Brasil a Oficina de VídeoAtivismo documentando violações de direitos com celulares. Conduzida por Victor Ribeiro, a oficina compartilhou protocolos de uso do celular para documentação de violações de direitos e de violência policial. Ainda foram trabalhadas práticas de filmagem, segurança, arquivamento e verificação que qualificam os celulares a produzir vídeos…

Leia mais

Expondo o Invisível – Documentários + Debate

Dia 26/10 no Olabi Makerspace Exibição de vídeos da série Exposing the Invisible (https://exposingtheinvisible.org/films/) + Debate com Joana Varon (fundadora da Coding Rights e pesquisadora de Tecnologia e Direitos Humanos); Leandro Demori (jornalista investigativo e editor do Medium) e Andrea Figari (membro do Tactical Tech) O campo do trabalho investigativo está em transformação. O acúmulo de dados ao alcance do…

Leia mais

Olho_Máquina_Mundo

Curso Olho_Máquina_Mundo: explorações estético-políticas a partir do trabalho de Harun Farocki, ministrado por Fernanda Bruno (PPGCOM/UFRJ) e Tadeu Capistrano (PPGAV/UFRJ), é uma parceria destes programas de pós-graduação da UFRJ com a Plataforma de Emergência/Deslocamentos do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica/CMAHO. O curso é aberto não apenas a mestrandos, doutorandos, mas também a artistas, pesquisadores e profissionais interessados. As inscrições…

Leia mais

Workshop Mapeando o Comum na Grande Vitoria

O Mapeando o Comum na Grande Vitória se propõe a discutir o termo comum e sua importância no mundo contemporâneo, mediante a realização de workshop, palestras e visitas técnicas. As atividades desenvolvidas baseiam-se em metodologia concebida por Pablo de Soto e outros pesquisadores espanhóis, gregos, turcos. O mapeando o comum já ocorreu nas cidades de Atenas, Istambul, Rio de Janeiro,…

Leia mais

Mapeando o Comum em Belo Horizonte

O conceito recorrente do comum se elabora sobre a ideia de que, em nosso mundo atual, a produção da riqueza e a vida social dependem em grande medida da comunicação, da cooperação, dos afetos e da criatividade coletiva (Negri e Hardt). O comum compreenderia então os ambientes de recursos compartilhados que são gerados pela participação de muitos e que constituem…

Leia mais

Conferencias de Harun Farocki

- DIA 01/12/2012: CONFERÊNCIA de HARUN FAROCKI Mediação: Fernanda Bruno, Tadeu Capistrano e Cezar Migliorin. Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-RJ. Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo. Rio de Janeiro, RJ. Fone: (21) 2240 4944 Horário: 17h00 - DIA 05/12/2012: CONFERÊNCIA de HARUN FAROCKI e ANTJE EHMANN. Local: Centro de Artes Hélio Oiticica. Rua Luís…

Leia mais

Harun Farocki e a política das imagens

Convidamos a todos para o evento: HARUN FAROCKI E A POLÍTICA DAS IMAGENS RIO DE JANEIRO, de 21 de novembro a 05 de dezembro de 2012 O encontro Harun Farocki e a Política das Imagens convida ao diálogo com a obra deste artista tcheco radicado na Alemanha, que fará sua primeira visita ao Brasil.  A presença da obra de Farocki…

Leia mais