Tecnopolítica e 15M: a potência das multidões conectadas

2 de novembro de 2013

15m2011-1522Esta conferência do pesquisador Javier Toret apresenta parte da pesquisa Tecnopolítica e 15M: a potência das multidões conectadas. Trata-se de um novo paradigma de política distribuída realizado por @datanalysis15M e coordenado pelo conferencista. Nesta apresentação, Toret concentra-se, concretamente, na análise da gestação e dos antecedentes do 15M (Espanha). Para tanto, parte de uma genealogia das lutas da Internet, da proliferação de práticas tecnopolíticas e das conexões com a Primavera Árabe. Além disso, examina algumas condições fundamentais para a explosão do movimento: o contágio tecnologicamente estruturado, a explosão emocional, a ativação de comportamento coletivo auto-organizado, assim como o surgimento de uma rede de acampamentos e de uma enorme estrutura digital de auto-comunicação de massa.

O caráter central da relação entre emoções e tecnologias, a ação política distribuída, sem autoridade central, a sinergia entre a tomada do espaço público e a popularização das práticas de uso tático e estratégico das identidades coletivas e dos dispositivos digitais para a organização e a ação coletiva são elementos importantes desta apresentação. Também se verá a evolução do sistema-rede 15M e suas mutações ao longo do tempo (entre maio de 2011 e maio de 2013) partindo de sua complexidade e seu caráter vivo, cambiante. Neste sentido, algumas questões relacionadas ao caráter global do movimento são apontadas: por exemplo, os contágios tecnopolíticos e o declínio de um código de fonte em cada uma das experiências, como nos casos Occupy, OccupyGezi (Turquia) e YoSoy132 (México).

Ademais, a conferência tratará do trabalho metodológico utilizado na pesquisa, o qual combina uma análise interna-externa ao movimento com o cruzamento de metodologias quantitativas e qualitativas. O conjunto de metodologias de caráter experimental e quantitativo estão ligados à ciência de dados, à teoria das rede e  à análise de grandes conjuntos de dados sociais, vinculados aos modelos e marcos conceituais próprios à pesquisa apresentada na conferência.

Presentación Guadalajara #Tecnopoliticay15M from Javier Medina

Links:

  1. Documento V1.0 de la investigación
  2. Resumen del estudio en 20 páginas.
  3. Slides de la investigación
  4. Datasets de Twitter
  Quando: quarta-feira, 6/11. Horário: 11 horas Local: Auditório da CPM, ECO/UFRJ (Av. Pasteur, 250), como parte do Curso Redes, Jogos, Mapas (ECO/UFRJ). Evento organizado por Pablo de Soto