// Comunidade da UFRJ tem acesso à Coleção de Fontes Primárias Adam Matthew até o final de novembro

1 de novembro de 2021

Em sua pesquisa de doutorado, na qual buscava fontes sobre a história das relações entre publicidade, psicologia e mídia, a pesquisadora do MediaLab.UFRJ Anna Bentes encontrou

o conjunto de coleções “American Consumer Culture” de fontes primárias do arquivo Adam Matthew.

Entre elas, estava a coleção “Market Research and American Business, 1935-1965”, contendo o relatórios e documentos ligados ao trabalho do psicanalista e pioneiro das pesquisas de mercado motivacionais Ernest Dichter e seu trabalho no Institute for Motivational Research. Além dessa, a coleção “J. Walter Thompson: Advertising America” fornece também uma ampla gama de documentos internos de uma das mais importante agências de publicidade norte-americana, marcada pelo investimento científico em seus métodos de trabalho com grandes marcas. Esta é a empresa onde foi trabalhar o psicólogo behaviorista John Watson no início dos anos 1920, onde ele aplicou e testou seus métodos psicológicos e comportamentais em anúncios publicitários.

O arquivo Adam Matthew, na verdade, possui uma ampla gama de coleções sobre variados temas: sobre sexualidade e gênero, raça, jornalismo, vários períodos da história norte-americana, história indígena, história oriental, sobre apartheid, sobre guerras, e muitos outros.

Depois de uma mediação com a biblioteca da UFRJ realizada pela pesquisadora, o arquivo está agora disponível por um período de teste a toda comunidade de alunes, professores, funcionários e pesquisadores da UFRJ que vai até o dia 25 de novembro de 2021.

Para conhecerem mais sobre o arquivo, suas coleções, temas, fontes etc., acesse: https://www.amdigital.co.uk/

E aqui as instruções para terem acesso às coleções via universidade: https://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/525-trial-colecao-de-fontes- primarias-adam-mathew-disponivel-ate-25-11-2021