// Disciplina 2024.1 – Inteligências Artificiais e composições outras que humanas
8 de março de 2024Neste semestre, a professora Fernanda Bruno, coordenadora do MediaLab.UFRJ, está ofertando uma disciplina sobre o tema da inteligência artificial e seus estranhamentos epistemológico, tecnopolítico e estético. As aulas acontecerão às quartas-feiras, 15h, no Campus Praia Vermelha da UFRJ e serão voltadas para a graduação e para a pós-graduação.
Além das inscrições para alunos da UFRJ e de outras instituições do Rio de Janeiro, abriremos um número limitado de vagas para ouvintes mediante inscrição no e-mail helenastrecker1@gmail.com. As aulas começam no dia 20 de março. [Atualização: inscrições encerradas].
O programa completo do curso está disponível aqui.
Inteligências artificiais e composições outras que humanas: racionalidade, tecnopolítica e estética
Profa. Fernanda Bruno
Disciplina: Tecnologias da Comunicação e subjetividade
Quarta-feira: das 15h00 às 18h00
Ementa:
O curso explora o estranhamento epistemológico, tecnopolítico e estético diante dos mais recentes sistemas de inteligência artificial. Esses três de níveis de estranhamento questionam os limites e possibilidades das composições outras que humanas nos âmbitos da da racionalidade, da tecnopolítica e da estética. Dividido em três eixos, o curso parte de uma discussão histórica e epistemológica sobre a inteligência artificial e seus modelos de racionalidade. Em seguida, trata dos embates tecnopolíticos em torno das aplicações mais recentes da inteligência artificial, com foco nos debates sobre raça, gênero e justiça socioambiental na cultura digital. Por fim, exploraremos as provocações mobilizadas por uma estética outra que humana.
Bibliografia geral:
Amaro, R. The Black technical object: On machine learning and the aspiration of black being. National Geographic Books, 2023.
Benjamin, R. Captivating technology: Race, carceral technoscience, and liberatory imagination in everyday life. Duke University Press, 2019.
Browne, J. et al. (Ed.) Feminist AI. Critical Perspectives on Data, Algorithms and Intelligent Machines. Oxford University Press, 2023.
Cardon, D. “Neurons spike back. The invention of inductive machine and the Artificial intelligence controversy”. KCL Digital Humanities Critical inquiry with and about the digital, 2019.
Chun, W. Discriminating Data: Correlation, Neighborhoods, and the New Politics of Recognition. MIT Press, 2021.
Costa, F. Tecnoceno: Algoritmos, biohackers y nuevas formas de vida. Taurus, 2021.
Crawford, K. The atlas of AI: Power, politics, and the planetary costs of artificial intelligence. Yale University Press, 2021.
Hayles, K. Unthought: The power of the cognitive nonconscious. University of Chicago Press, 2017.
Hui, Y. Art and Cosmotechnics. U. of Minnesota Press, 2021.
____. Tecnodiversidade. Ubu, 2020.
Mackenzie, Adrian. Machine learners: Archaeology of a data practice. MIT Press, 2017.
Malabou, C. Métamorphoses de l’intelligence. PUF, 2017.
Pasquinelli, M. The Eye of the Master: A Social History of Artificial Intelligence. Verso Books, 2023.
Silva, T. Racismo algorítmico: inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. Edições Sesc SP, 2022.
Somaini, A. “On the altered states of machine vision: Trevor Paglen, Hito Steyerl, Grégory Chatonsky.” AN-ICON. Studies in Environmental Images [ISSN 2785-7433] 1.I, 2022.
Zylinska, J. Nonhuman photography. MIT press, 2017.
Ricaurte, P. Ethics for the majority world: AI and the question of violence at scale. Media, Culture & Society, 2022.