O auto-monitoramento em debate: defesa de Tese de Liliane Nascimento

8 de maio de 2014

qs_imagem_final

O auto-monitoramento em debate

Você já ouviu falar nos quantified selves? Conhece os dispositivos de auto-monitoramento, como o Fitbit e o Nike Fuelband? Nesta quinta-feira, dia 08 de maio, às 13h30, esta prática estará em debate na defesa da tese “O auto-conhecimento através dos números: as práticas de auto-monitoramento dos quantified selves”, da doutoranda Liliane Nascimento. O trabalho é fruto de um aprendizado cartográfico realizado no MediaLab UFRJ sob orientação da Profa. Fernanda Bruno, e se baseia em publicações sobre este grupo disponíveis na internet para compreender as práticas de auto-monitoramento de seus integrantes.

Os quantified selves formam um movimento surgido em 2008 na região da Bacia de São Francisco, nos EUA. A partir do uso de dispositivos tecnológicos equipados com sensores ou de aplicativos para smartphones, eles mensuram aspectos como o número de passos dados em determinado dia, níveis de felicidade ou stress, gasto calórico, qualidade do sono, emprego do tempo etc., visando melhorar sua saúde e gerenciar melhor seu cotidiano. Por fim, eles se organizam em grupos locais para trocar experiências sobre suas práticas de quantificação de indicadores comportamentais e biométricos.

A tese investiga em que consiste o projeto de auto-conhecimento dos quantified selves, que requisita indicadores objetivos e numéricos em processos subjetivos e identitários. Para isso, ela discute a rede de atores, agências e motivações associadas à emergência do campo do auto-monitoramento. A pesquisa relaciona, assim, a prática de monitorar-se com mudanças recentes na experiência da saúde, com processos de produção de conhecimento e com a demanda por corpos e cotidianos otimizados que marcam as sociedades contemporâneas.

A defesa acontecerá na sala 141 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ (PPGCOM/ECO/UFRJ), que fica na Av. Pasteur, no 250, fundos. A banca será composta pelos professores Fernanda Bruno (ECO/UFRJ), Kátia Lerner (ICICT/Fiocruz), Kenneth Camargo Jr. (IMS/UERJ), Paulo Vaz (ECO/UFRJ) e Rafaela Zorzanelli (IMS/UERJ).