//Fernanda Bruno ministrará disciplina sobre Donna Haraway
17 de novembro de 2020Pensar e fazer mundos com Donna Haraway: na companhia de máquinas e outras espécies
Quintas-feiras, das 16h às 18h30
O curso, de caráter monográfico, dedica-se à obra da bióloga e filósofa da ciência Donna Haraway. Seguiremos a trajetória de seus escritos, explorando três grandes fios do seu pensamento: sua teoria feminista da tecnociência; sua epistemologia situada e corporificada; sua ontologia política multiespécie e relacional. Notaremos nesses três eixos a presença da ficção especulativa e de personagens conceituais como estratégias metodológicas, pedagógicas e políticas que recusam a separação entre pensar e fazer mundos. Tais estratégias são, ainda, um projeto de construção de mundos comuns ancorados numa política de parentescos e conexões entre humanos e não humanos. Pensar com Donna Haraway, diz Maria Puig de Bellacasa, “é pensar com uma multidão de pessoas, seres e coisas; pensar em um mundo povoado”.
***ATENÇÃO: Agradecemos e ficamos felizes com o interesse que o curso despertou, mas em virtude do número de interessados que tivemos para participação como ouvintes, as inscrições nessa modalidade estão encerradas.***
Bibliografia:
- Haraway, D. (1990) Primate Visions. London and New York: Routledge.
- Haraway, D. Simians, Cyborgs, and Women: The Reinvention of Nature. London: Free Association Books, 1991.
- Haraway, D. “Manifesto Ciborgue: Ciência, Tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In Tadeu, T. (org). Antropologia do Ciborgue – as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Haraway, D. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. cadernos pagu, 5, pp.7-41, 1995.
- Haraway, D. A Game of Cat’s Cradle: Science Studies, Feminist Theory, Cultural Studies,” Configurations: A Journal of Literature and Science 1 (1994), 59-71.
- Haraway, D. Modest_Witness@Second_Millennium.FemaleMan©_Meets_ OncoMouseTM. London and New York: Routledge, 1997.
- Haraway, D. (2003) The Companion Species Manifesto: dogs, people, and significant otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press.
- Haraway, D. (2003) The Companion Species Manifesto. Chicago: Prickly Paradigm Press.
- Haraway, D. (2004) The Haraway Reader. London and New York: Routledge.
- Haraway, D. (2015) “Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin”. In: Environmental Humanities, vol 6. P.159-65
- Haraway, D. Staying with the trouble: Making kin in the Chthulucene. Duke University Press, 2016.