// Extrativismos do fim do mundo e respostas anticoloniais
6 de dezembro de 2024Nos dias 11 e 12 de dezembro, Recife será palco de um importante debate sobre os impactos das práticas extrativistas digitais e as possibilidades de resistência no contexto do Sul Global. O evento “Extrativismos do fim do mundo e respostas anticoloniais” será realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reunindo especialistas para discutir como fluxos de dados, ecologias das paisagens e corpos situados em diferentes territórios são afetados por dinâmicas tecnológicas globais.
Nos últimos anos, o conceito de tecnopolítica tem ganhado força ao explorar as interações entre atores sociais, objetos técnicos e as redes digitais que transcendem o “social”. Pesquisas recentes apontam que o que parece ser um ecossistema descentralizado e interconectado esconde uma concentração de poder em um “oligopólio digital”, sustentado pela extração de recursos naturais, trabalho e até mesmo de informações dos nossos corpos e comportamentos. O evento busca lançar luz sobre essas questões e propor novos caminhos a partir de perspectivas anticoloniais.
A programação contará com mesas de debates e palestras organizadas por três grupos de pesquisa: a Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), o Estopim – Laboratório de Tecnopolítica, Comunicação e Subjetividade (UFPE) e o Grupo Aruanda (Unicap). O evento tem apoio de instituições como o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, o Mestrado Profissional em Indústrias Criativas da Unicap, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, além da Facepe e do CNPq.
Com um enfoque em práticas anticoloniais e em novas formas de pensar a tecnologia, o encontro promete trazer reflexões para o entendimento e a superação das desigualdades digitais.
Confira a programação completa:
Dia 01 – 11/12 (Unicap) – 18h
Abertura “Extrativismos do fim do mundo e respostas anticoloniais”
Com: Paulo Faltay (UFPE), Deybson de Oxalá (Centro Cultural Quilombo do Catucá) e Paloma Mendes (Unicap)
Apresentação dos grupos Rede Lavits, Estopim (UFPE), Aruanda (Unicap)
Dia 02 – 12/12 (UFPE) – 14h – 18h
Mesa 1 | 14h – 15h30: IA biométrica: corpo como território em disputa
Debatedores: Fernanda Bruno (UFRJ) + Luana Maria (Pajubá Tech) + Izabela Domingues (UFPE – mediação)
Mesa 2 | 16h – 18h: Da abundância à escassez: mudança climática e tecnodiversidade
Debatedores: Walter Lippold (INCT/UFF) + Maria Raquel Passos (ResiduaLab_UERJ) + Lula Pinto (Unicap – mediação)
A entrada é gratuita e haverá certificado para os participantes. A Unicap fica no endereço: Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista, Recife. E a UFPE fica no endereço: Avenida Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária.