LIVRO // TECNOPOLÍTICAS DA VIGILÂNCIA: PERSPECTIVAS DA MARGEM – DOWNLOAD DISPONÍVEL

16 de outubro de 2020

O livro Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem, lançado no fim de 2018 pela coleção Estado de Sítio da Editora Boitempo, está disponível para baixar. A obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.  Organizado pela coordenadora do MediaLab.URFJ, Fernanda Bruno, em parceria com Bruno Cardoso, Marta Kanashiro, Luciana Guilhon e Lucas Melgaço, o livro contempla os resultados das pesquisas e dos debates promovidos pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

BAIXE AQUI

Mais sobre o livro
Tecnopolíticas da Vigilância reúne uma série de textos, escritos em sua maior parte por pesquisadores da Rede Lavits ou próximos à rede, que apresentam “perspectivas plurais sobre diferentes aspectos das atuais tecnopolíticas da vigilância”. Além disso, há também produções de autores internacionais referências na área, que tiveram seus textos traduzidos pela primeira vez para o português neste livro, incluído o clássico “Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação”, da professora da Harvard Business School Shoshana Zuboff.

A coletânea traz três artigos dos pesquisadores do MediaLab.UFR.  Fernanda Bruno assina “Visões maquínicas da cidade maravilhosa: do centro de operações do Rio à Vila Autódromo”; Anna Bentes, Fernanda Bruno e Paulo Faltay entrevistam o arquiteto e pesquisador Paulo Tavares em “A dimensão forense da arquitetura: a construção estético-política da evidência”; já Adriano Belisário é co-autor do texto “Espectro livre e vigilância”, com Diego Vicentin e Paulo José O. M. Lara. 

Para saber mais sobre o livro, visite: https://medialabufrj.net/publicacoes/2018/tecnopoliticas-da-vigilancia-perspectivas-da-margem/