11949545_966747053348772_6487695863241747180_n

O Medialab/UFRJ, o LEIC/UFRJ e o GeACT convidam a todxs para o debate ‘Nem indivíduo, nem sociedade: o transindividual’ com Pedro Ferreira:

A apresentação irá explorar aspectos da teoria social desenvolvida por Gilbert Simondon em L’Individuation à la lumère des notions de forme et d’information. Em especial, será abordada a noção simondoniana de “transindividual”, fundamental para sua concepção de individuação coletiva. Serão indicadas algumas possíveis contribuições dessa teoria social para pesquisas em ciências sociais.

Pedro P. Ferreira é professor do Depto. de Sociologia do IFCH/Unicamp e desenvolve pesquisas na área de sócio-antropologia da ciência e da tecnologia (entendidas como práticas de conhecimento ou saberes práticos). Já desenvolveu pesquisas teóricas e empíricas sobre xamanismo, música eletrônica de pista, skate, fotografia, morfogênese urbana e práticas teórico-laboratoriais em física, experimentando mais recentemente com uma perspectiva filosófica menor da Teoria Ator-Rede. Atualmente desenvolve uma leitura sociológica da filosofia da individuação de Gilbert Simondon.

=== DATA/LOCAL ====
Sexta-feira, dia 11 de setembro, às 14h30

IFCS – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
SALA 109, Térreo

==== REALIZAÇÃO ====
MediaLab.UFRJ
http://medialabufrj.net/

LEIC (Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento) – IFCS/UFRJ

GeACT – Grupo de Estudos em Antropologia da Ciência e da Tecnologia
https://geactblog.wordpress.com/

=== REFERÊNCIAS ===
A individuação à luz das noções de forma e de informação: Introdução. (Trad. Pedro Ferreira e Francisco Caminati)

https://cteme.files.wordpress.com/2011/05/simondon_1958_intro-lindividuation.pdf