// Nova atualização da Economia Psíquica dos Algoritmos na linha do tempo

12 de março de 2024

O Medialab.UFRJ lança hoje, dia 13, uma nova atualização da Economia Psíquica dos Algoritmos na Linha do Tempo.  Cada vez mais habituados ao monitoramento de nosso comportamento conectado, sabemos pouco sobre os trajetos e usos das inúmeras informações pessoais que são continuamente coletadas em plataformas, serviços e dispositivos digitais. A noção de Economia Psíquica dos Algoritmos (EPA) (Bruno, 2018) aponta…

Leia mais

// Disciplina 2024.1 – Inteligências Artificiais e composições outras que humanas

8 de março de 2024

Neste semestre, a professora Fernanda Bruno, coordenadora do MediaLab.UFRJ, está ofertando uma disciplina sobre o tema da inteligência artificial e seus estranhamentos epistemológico, tecnopolítico e estético. As aulas acontecerão às quartas-feiras, 15h, no Campus Praia Vermelha da UFRJ e serão voltadas para a graduação e para a pós-graduação. Além das inscrições para alunos da UFRJ e de outras instituições do…

Leia mais

Newsletter #9: 10 anos do MediaLab.UFRJ

29 de novembro de 2023

A nona edição da nossa newsletter celebra os 10 anos do MediaLab.UFRJ! Nela, relembramos as principais pesquisas, projetos, publicações e eventos organizados ao longo dessa década. Também divulgamos algumas fotos com os pesquisadores e colaboradores que fizeram parte dessa história. O MediaLab.UFRJ foi criado em 2013 pela professora Fernanda Bruno com o intuito de formar um laboratório transdisciplinar com foco…

Leia mais

// Detecção emocional em escolas: Helena Strecker comenta reportagem da Agência Pública

30 de outubro de 2023

Além de servirem para identificação de pessoas, as tecnologias de reconhecimento facial têm sido cada vez mais utilizadas para inferir estados emocionais através da análise de microexpressões faciais.  Uma reportagem de sexta (27/10) da Agência Pública revelou que a rede de ensino pública do Paraná implantou um serviço chamado Educatron, que não apenas substitui a tradicional chamada dos alunos com…

Leia mais

Dobras #60 // O lado obscuro do Discord: os riscos às crianças e adolescentes em meio a servidores cada vez mais violentos

15 de setembro de 2023

 por Juliana Fernandes*   Em abril e junho deste ano, o Fantástico exibiu reportagens sobre como a plataforma Discord se tornou um ambiente descontrolado de abuso, exploração, chantagem e crimes com violência excessiva. A maioria das vítimas são meninas e adolescentes; e seus algozes, homens maiores de idade que se utilizam da possibilidade de criar comunidades ocultas e salas de…

Leia mais

// “Como trabalham os brasileiros que treinam inteligências artificiais?” Paula Cardoso comenta matéria do Intercept Brasil

21 de junho de 2023

Ao contrário do que se pensa, as tecnologias anunciadas como autônomas ou inteligentes dependem de uma grande quantidade de trabalho humano precarizado, mal pago e quase invisível para operar. Nesta segunda-feira (19/06), o The Intercept Brasil publicou uma reportagem sobre o microtrabalho que existe por trás de diversas tecnologias de inteligência artificial, como treinamento de dados, transcrição de áudios e…

Leia mais

#Estamos Lendo_12 // Onde Aterrar?, Bruno Latour

26 de maio de 2023

Por Henry Fragel* Publicado no Brasil em 2020, o ensaio de Bruno Latour "Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno" se propõe a desenhar mapas para uma "política da pós-política", que tem como marco inicial a dissolução da União Soviética nos anos 90, propagandeada como uma vitória final do Ocidente sobre o comunismo, e consolida-se com a eleição e…

Leia mais

// “Quem paga a conta?”: Debora Pio comenta reportagem do Intercept sobre reconhecimento facial

17 de maio de 2023

O Intercept Brasil, em parceria com O Panóptico e a Coding Rights, vem investigando quem lucra e quem é punido com os sistemas de reconhecimento facial para fins de segurança no Brasil. A série “Quem paga a conta?” teve sua segunda reportagem lançada hoje. Para o blog do MediaLab.UFRJ, nossa pesquisadora Debora Pio, que investiga as intersecções entre o racismo…

Leia mais

Newsletter #8 // IAs generativas: riscos, precaução e regulação

11 de maio de 2023

A Newsletter #8 do MediaLab.UFRJ discute as Inteligências Artificiais (IAs) generativas, tecnologias capazes de criar textos e imagens inéditos utilizando como matéria-prima uma gama enorme de conteúdos compartilhados na internet. O tema esteve muito presente nos primeiros meses de 2023 e trouxe a mesma pergunta para todos: quais são seus efeitos, riscos e implicações? Fugindo dos imediatismos, nossos pesquisadores tem…

Leia mais

// Disciplina 2023.1 – Subjetividade e Tecnologia através do cinema

10 de maio de 2023

Neste semestre, a Profa. Fernanda Bruno, coordenadora do MediaLab.UFRJ, está ministrando uma disciplina que explora as relações entre subjetividade e tecnologia através do cinema. Voltado para os estudantes de graduação em Psicologia e em Comunicação, o curso está sendo realizado de forma presencial no campus Praia Vermelha. A partir de uma seleção de filmes e obras audiovisuais, o curso traça…

Leia mais

Dobras #59 // UMA ANÁLISE SOBRE O ENFRENTAMENTO AO RACISMO ALGORÍTMICO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS NO CONTEXTO DAS MULHERES NEGRAS

5 de maio de 2023

Por Laís Sebben((Laís é comunicóloga e mestranda em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ.))   Racismo algorítmico é “uma espécie de atualização do racismo estrutural”, cuja manutenção produz vantagens em prol de um grupo hegemônico, “profundamente, dependente de uma epistemologia da ignorância para manutenção do poder”((FIOCRUZ. “Tarcízio Silva: O racismo algorítmico é uma espécie de atualização do racismo estrutural”. Disponível em:…

Leia mais

Dobras #58 // Uma reflexão sobre o conceito de “usuário” na indústria de tecnologias digitais

27 de abril de 2023

por Alice Lerner((Alice é designer de experiência do usuário e mestranda em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ))   O problema com as teorias modernas behavioristas não é que elas estejam erradas, mas que elas podem se tornar verdadeiras. Porque são a melhor conceitualização possível de algumas tendências da sociedade moderna. hannah arendt   Michel Foucault argumenta…

Leia mais