// O que os áudios acelerados no WhatsApp nos mostram sobre nossos modos de viver?

4 de junho de 2021

Por Manuella Caputo Recentemente, o WhatsApp lançou um recurso para a aceleração em até o dobro da velocidade dos áudios enviados pelos usuários na plataforma. No Brasil, o aplicativo está instalado em nada menos que 99% dos smartphones, e desse grupo, 95% dos usuários afirmam acessar o app todo dia (Panorama Mobile Time/Opinion Box, 2020).  Por aqui, a nova ferramenta…

Leia mais

#ESTAMOSLENDO_4 // TECNODIVERSIDADE, YUK HUI

1 de junho de 2021

Por Helena Strecker O livro Tecnodiversidade, organizado pela editora Ubu e lançado em 2020, reúne alguns dos principais textos do filósofo da tecnologia Yuk Hui. Trazendo um olhar a partir da perspectiva chinesa, o pensador defende novas “cosmotécnicas” como uma saída para a atual crise ecológica, política e social do mundo.  No livro, Yuk argumenta que o que chamamos de…

Leia mais

DOBRAS #47 // O Design Comportamental e a Economia da Atenção: enganchar, engajar e influenciar

26 de maio de 2021

Por Anna Bentes O comportamento humano é programável. Você só precisa saber o código (COMBS & BROWN, 2018, p. 15) Milhares de pessoas conseguem escrever códigos. Mas apenas algumas poucas conseguem entender a psicologia correta. E quando se trata de modificação comportamental, a psicologia certa faz toda a diferença [trad. nossa; grifo nosso] (FOGG, 2014, p. ix). O que é…

Leia mais

// Fernanda Bruno no Seminário de inauguração do Centro de Estudos Sociedade, Ciência e Tecnologia (CESCTA)

25 de maio de 2021

A coordenadora do MediaLab.UFRJ Fernanda Bruno participará do seminário online de inauguração do Centro de Estudos Sociedade, Ciência e Tecnologia (CESCTA), do Instituto Norberto Bobbio (INB), que ocorrerá na próxima sexta-feira (28), às 10h, na mesa sobre A Sociedade Digital. Em 2021, o INB inaugura o CESCTA, cujo objetivo é aprofundar a temática sobre o conteúdo social das novas tecnologias…

Leia mais

Dobras #46 // Entre os laboratórios vivos e socioscópios de Alex Pentland: novas teorias comportamentais num mundo digitalizado

12 de maio de 2021

Por Helena Strecker* A partir de uma proposta de apresentação para a 42a Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ (JICTAC 2020), venho me debruçando sobre a produção do cientista de dados Alex "Sandy" Pentland((O professor Alex Pentland dirige o MIT  Connection Science e é um dos cientistas computacionais mais citados do mundo. A revista Forbes recentemente…

Leia mais

#EstamosLendo_3 // Crítica da Razão Negra, Achille Mbembe

7 de maio de 2021

Por Debora Pio Achille Mbembe é um historiador camaronês e sua obra tem sido cada vez mais discutida no mundo inteiro. Autor do ensaio "Necropolítica" (2016), que fez grande sucesso no Brasil, ele é um dos principais expoentes do pensamento decolonial e das teorias da diáspora, conceitos em ascensão.  Em "Crítica da Razão Negra" (2013),  Mbembe propõe uma reflexão sobre…

Leia mais

Dobras #45 // Máquinas paranoides e sujeitos influenciáveis

30 de abril de 2021

Neste Dobras #45 o pesquisador Paulo Faltay apresenta sua tese de Doutorado, que tem como objeto privilegiado os autointitulados Targeted Individuals (TIs), ou Indivíduos-Alvo. Reunidos em sites, blogs e redes sociais digitais, os TIs partilham da crença de serem vítimas de manipulação e de controle mental por meio de aparelhos eletrônicos e tecnologias digitais. No texto, ele também divide conosco o percurso…

Leia mais

#EstamosLendo_2 // Psicopolítica: neoliberalismo e novas técnicas de poder, Byung-Chul Han

23 de abril de 2021

Por Manuella Caputo O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han é conhecido por suas análises da sociedade contemporânea, partindo de temas como transparência, trabalho, Internet e doenças mentais. Em “Psicopolítica: neoliberalismo e novas técnicas de poder”, Han nos introduz ao indivíduo de nossos tempos, o sujeito neoliberal: empreendedor de si mesmo, capaz de uma autoprodução ilimitada porém jamais de se relacionar livre…

Leia mais

Dobras #44 // Vieses, algoritmos e raça: como as tecnologias de reconhecimento facial podem aprofundar as desigualdades

9 de abril de 2021

Por Debora Pio Este texto é uma adaptação do projeto de pesquisa de doutorado para o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Algumas informações foram atualizadas.  As tecnologias de reconhecimento facial têm sido amplamente utilizadas mundo afora, com diferentes finalidades. Desenvolvidas por gigantes da tecnologia, como Microsoft, Huawei, Amazon e Apple, seus usos têm sido primordialmente…

Leia mais

DOBRAS #43 // DA WEB AOS APPS: ECONOMIA DE DADOS, CORPO E GÊNERO NA TRAJETÓRIA DA BABYCENTER LLC

25 de março de 2021

Por Mariana Antoun Este texto é uma adaptação de projeto de pesquisa de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ Quando engravidei, uma das primeiras coisas que fiz foi me cadastrar em um grande site de conteúdo sobre gestação, parto, maternidade. Inseri a data da minha última menstruação, meu nome, endereço eletrônico e voilà: meu…

Leia mais