Apresentação de Guifi.net, a maior rede sem fio autogerenciada do mundo

23 de setembro de 2013

guifinet

Por Ãl Cano, membro de Guifi.net, a maior rede de autogerenciada no mundo e Marsupi, servidores autogerenciados. Evento organizado por Pablo de Soto.

Como fazemos internet?

Para muitas pessoas hoje em dia a Internet é um serviço que precisa pagar regularmente uma empresa, geralmente multinacional e oferece conectividade para conteúdos, principalmente comercial. A empresa não fornece informaçoes sobre a conexao e Internet representa uma grande nuvem negra turva onde para acessar “serviços especiais ou premium” você pagar novamente.

Mas isso nem sempre foi assim, quando hackers criou e disponibilizou os primeiros protocolos públicos em que a Internet funciona agora (como Tim Berners Lee com hipertexto ou Ray Tomlinson com e- mail). O projeto Guifi.net, juntamente com suas comunidades irmaos do Movimento Global das redes livres, recupera a ideia original do primeiro internet de compartilhar criando um tecido cognitivo, social, económico e tecnológico favorecendo o empoderamento coletivo adaptado as realidades e necessidades de qualquer organização ou pessoa em qualquer lugar do mundo.

O resultado?

Auténtica banda larga ( conexoes com gigabit por segundo), a simetria (cria um minidatacenter em tua propria casa ), o IPv6 públicos para todos, fibra óptica, servidores de mídia, telefonia, streaming… em nas operacionais 22.000 ate a data.

As ferramentas?

Commons da Rede Aberta, Livre e Neutra. Tecnologia standard e barata hackeada para uso em longas distâncias. Todas as informacoes sobre todas as conexoes publicadas. Assembleias locais e globais. Comunicacoes públicas como esta.

Lugar: MediaLab.UFRJ

Hora: 20h – 22h

Documentaçao: http://pt.wiki.guifi.net

Noos atualmente no Estado do Rio de Janeiro: http://guifi.net/riodejaneiro

Inscreverse na lista de discussao para o desenvolvimento de Redes Livres no Brasil..