Soft Power: encontro com a blogueira Maria Ptqk

21 de outubro de 2013

mariaptqk

No próximo dia 29 de outubro, às 19:30h, teremos um encontro no MediaLab.UFRJ com a blogueira Maria Ptqk, convidada para participar do evento Tropixel nas edições de Juiz de Fora-MG (17 a 19 de outubro) e Ubatuba-SP (21 a 25 de outubro). O Tropixel foi organizado pelo núcleoUbalab, pelo PAEC – Grupo de Estudo em Práticas Artísticas, Espacialidade e Ciências da Vida da Universidade Federal de Juiz de Fora com apoio das agências de fomento CAPESFAPEMIG, e oMinistério da Cultura do Brasil.

Maria Ptqk é blogueira desde 2002 e nos últimos anos tem promovido o projeto Softpower, um programa de atividades culturais sobre biotecnologia, área da ciência que, com os avanços da engenharia genética, da indústria farmacêutica ou da agricultura transgênica, penetra definitivamente em nossa vida cotidiana.

Além disso, teremos a apresentações de:

O Festival Tropixel – Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade: o festival agregou artistas, cientistas, ativistas e pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e outros países em Juiz de Fora e Ubatuba entre os dias 17 e 25 de outubro de 2013. A intenção do Tropixel, parceiro brasileiro da rede de eventos internacionais Pixelache, é articular criticamente particularidades brasileiras na fronteira entre cultura e tecnologia – por um lado com referências científicas e teóricas, e por outro com práticas experimentais contemporâneas – em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes.

*paisagens: Apresentação de processos artísticos que trabalham sobre a estética do erro e as narrativas ocultas. A imagem como código de informação. Paisagens alteradas por textos de patentes de herbicidas e sementes.

Bios:

Maria Ptqk (Bilbao, Espanha – 1976). Produtora cultural e pesquisadora independente. Dirigiu o Encontro de Ciberfeminismo Enred/dades em Barcelona e as jornadas de cibercultura crítica de Bilbao Netlach. É consultora no curso de pós-graduação de Edição Digital da Universitat Oberta de Catalunya e colabora con diversos meios de comunicação. Atualmente trabalha na equipe de direção de Gender Art Maps para a European Cultural Foundation e no conselho de “Soft Power. Arte y tecnologías en la era biopolítica”, programa de atividades culturais para o Proyecto Amarika.

Laura Benech (Buenos Aires, Argentina – 1970). Artista visual, trabalha em forma individual e coletiva, seus interesses se orientam à produção em novas mídias, a cultura livre e o pensamento crítico.

Luciana Fleischman. Formada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina), mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense no Brasil. É uma das idealizadoras e coordenadoras da Nuvem – estação rural de arte e tecnologia em Visconde de Mauá-RJ onde produz e desenvolve atividades voltadas para experimentação, pesquisa e criação em arte e tecnologias livres, com ênfase na promoção da cultura da autonomia e sustentabilidade. Integrante da comissão organizadora do Tropixel.

Apoios Tropixel:

logos.002

Informações:

Quando: Terça-feira, 29 de outubro – às 19:30h.

Onde: MediaLab.UFRJ – sala 106, Escola de Comunicação da UFRJ – Av. Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro.

Evento organizado por Pablo de Soto.