Apresentando a #DroneHackademy

24 de abril de 2015

igreja

Os UAVs ou VANTs (Unmanned Aerial Vehicles ou Veículos Aéreos Não Tripulados), também chamados drones, estão revolucionando nossa concepção de espaço. Transformam conceitos como privacidade, fronteiras, guerra, espaço urbano e aéreo, mas também nos fazem questionar os limites que colocamos a essas máquinas de poder.

A #DRONEHACKADEMY, coordenada por Pablo de Soto, em parceria com o MediaLAB.UFRJ e no contexto da Rede LAVITS*, nasce com o objetivo de criar um laboratório cidadão e uma comunidade de aprendizagem no uso dos UAVs como tecnologia social e como dispositivo sociotático. Com uma semana de duração, entre 15 e 21 de junho de 2015, uma oficina de dez participantes escolhidos mediante chamada pública, contará com a coordenação de Lot Amorós (Espanha), criador de FLONE e um dos artistas internacionais mais relevantes no âmbito das interferências estético-políticas no espaço aéreo.

Além da oficina, a palestra ESPAÇO AÉREO RADICAL sobrevoará os recentes desenvolvimentos tecnológicos dos drones e suas implicações políticas e culturais para refletir coletivamente sobre o presente e futuro da nossa convivência com esses dispositivos. A palestra proferida por Lot Amorós acontece no dia 15 junho às 18h e será aberta ao público. Local: MediaLab.UFRJ (sala 106 da ECO/UFRJ – Campus Praia Vermelha. Av Pasteur, 250, Fundos. Urca). Todos convidados!

*Rede Latino-americana de pesquisa em Vigilância, Tecnologia e Sociedade/LAVITS, no quadro do projeto Rede LAVITS: interseções entre pesquisa, ação e tecnologia (uma parceria MediaLab.UFRJ, LabJor/UNICAMP, PimentaLab/UNIFESP, PPGTU/PUCPR, NECVU/UFRJ, PPGP/UFRJ, Flacso/México, CRiS/VUB, Bruxelas, com o apoio da Fundação Ford).