// Anna Bentes no TAB UOL: vídeos acelerados e economia da atenção

19 de novembro de 2019

Anna Bentes, pesquisadora do Medialab.UFRJ, fala para matéria do TAB UOL sobre o crescente hábito de consumir vídeos de forma acelerada.

“Há uma demanda social que exige um desempenho otimizado, quase de máquina. E isso está relacionado à economia da atenção. Há tanto para ser visualizado, mas falta foco para tudo isso. Então as empresas buscam otimizar sua atenção”, diz. “As empresas precisam conhecer melhor seus hábitos de consumo, ao mesmo tempo em que você está sendo disputado por vários serviços e pelo seu próprio trabalho.”

Um segundo efeito desse cenário, segundo Bentes, não se restringe ao consumo acelerado. Há a ansiedade de se ocupar cada trecho da vida com o consumo de mídia. Filas de banco, pausas para o café ou mesmo o almoço viram momentos para que se consuma uma série de 30 minutos com o dobro da velocidade, em 15 minutos”.

Veja a matéria completa em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/11/19/videos-acelerados-sao-nova-moda-em-sociedade-da-eficiencia.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=tab

Essa participação faz parte do projeto ECONOMIA PSÍQUICA DOS ALGORITMOS: RACIONALIDADE, SUBJETIVIDADE E CONDUTA EM PLATAFORMAS DIGITAIS, coordenado pela profª Fernanda Bruno, com a apoio do CNPq. A pesquisadora é bolsista da CAPES.