Disciplinas de pesquisadores do MediaLab no PLE/ UFRJ

21 de agosto de 2020

Neste semestre teremos três disciplinas ministradas por pesquisadores do MediaLab.UFRJ no Período Letivo Excepcional. Nossa coordenadora Fernanda Bruno ministrará para o curso de psicologia a disciplina Tópicos Especiais em Estudos da Subjetividade. O tema vai ser “Tecnologia, subjetividade e pandemia”, e ela acontecerá às quartas-feiras 15h. Paulo Faltay, doutor e professor da ECO, ministrará duas disciplinas complementares para o curso de comunicação. Às sextas-feiras 16h acontecerá a eletiva “Plataformas, algoritmos e subjetividade” e às quintas 14h a matéria “Sociologia das redes e humanidades digitais”.

Segue abaixo um pouco do que será trabalhado:

Tópicos Especiais em Estudos da Subjetividade (IPG034)

prof.: Fernanda Bruno / quartas 15:00-16:50h

A pandemia do novo coronavírus nos convoca a habitar uma zona corporal e subjetiva extremamente incerta e desconhecida. As medidas epidemiológicas tentam delimitar fronteiras que mantenham os corpos menos expostos ao risco de contágio, fixando isolamentos, distâncias e intermináveis rituais de higiene. Essas mesmas regras, somadas ao asfixiante contexto da pandemia, afligem e fragilizam as subjetividades. Além disso, ao mesmo tempo que os contatos físicos diminuem, vivenciamos uma intensificação da nossa vida conectada e mediada por tecnologias digitais. Nesse contexto de exceção e de extrema vulnerabilidade, a atenção às práticas de cuidado de si e do outro é fundamental. A disciplina tem como proposta trabalhar, através de aulas temáticas, diferentes assuntos relacionados à articulação entre tecnologia, subjetividade e a pandemia.

Sociologia das redes e humanidades digitais (ECS511)

prof.: Paulo Faltay / quintas 14:00-15:50h

A disciplina tem por objetivo discutir a crescente digitalização da cultura e da sociedade contemporâneas. Para tanto, o curso se divide em dois módulos. No primeiro, serão apresentadas de maneira introdutória duas questões da Sociologia das Redes e das Humanidades Digitais e suas relações com o campo da Comunicação: as noções de digital e de rede. Já o segundo módulo abordará as implicações e consequências na vida social e coletiva dos processos de produção de dados digitais a partir do uso da internet e de diversas tecnologias de informação e comunicação

Plataformas, algoritmos e subjetividade (ECS507)

prof.: Paulo Faltay / sextas 16:00-17:50h

A disciplina explora o processo de “plataformização da internet”, ou seja, como plataformas e mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, etc) passam a desempenhar centralidade nos processos comunicacionais. Serão discutidas questões referentes aos modos de sociabilidade e subjetividade mediados por algoritmos: as tensões entre capitalismo de vigilância e cultura da participação; filtros bolhas, câmaras de eco e as dinâmicas de visibilidade, influência e constituição de identidades em plataformas e redes sociais digitais.