// MediaLab.UFRJ abre chamada para Iniciação Científica

2 de outubro de 2020

Está aberta a chamada para seleção de 1 (uma/um) estudante interessada(o) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos, coordenado pela Profa. Fernanda Bruno e desenvolvido no MediaLab.UFRJ, com a participação de pós-graduandos (1 vaga para bolsista Iniciação Científica/FAPERJ).

O projeto consiste na investigação do que chamamos por economia psíquica dos algoritmos: o investimento contemporâneo (tecnocientífico, econômico e social) em processos automatizados de captura, análise e utilização de informações psíquicas e emocionais extraídas de dados e ações em plataformas digitais (redes sociais, aplicativos, serviços de streaming, plataformas de compartilhamento e/ou consumo de conteúdo audiovisual etc). 

Atualmente, os algoritmos são importantes atores da economia digital e de processos cognitivos, afetivos e comportamentais. As informações que interessam ao capitalismo de dados não são mais apenas os rastros de nossas ações e interações (cliques, curtidas, compartilhamentos, visualizações, postagens), mas também sua “tonalidade” psíquica e emocional. É esta economia psíquica e afetiva que alimenta as atuais estratégias de previsão e indução de comportamentos nas plataformas digitais.

O projeto explora teorias, dispositivos, casos e instituições que envolvam o uso de dados pessoais digitais e processos algorítmicos para estratégias de predição e influência de comportamento. Casos controversos recentes – como aquele envolvendo a consultora de marketing político Cambridge Analytica e o Facebook nas eleições americanas em 2016 – revelaram não apenas os usos indevidos de nossas informações para fins eleitorais e econômicos, sem nosso conhecimento e autorização, mas uma nova lógica de acumulação capitalista que direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias para conduzir condutas. Neste cenário, as fronteiras entre o laboratório e a vida social, política e subjetiva tornam-se extremamente tênues, nos convocando a recolocar o problema das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Diante de um laboratório-mundo ou de uma ciência de plataforma, é preciso compreender a economia psíquica dos algoritmos em suas implicações sociais e políticas. De que modo as subjetividades, os afetos, desejos, a atenção e a percepção estão sendo mobilizados e modulados por essas máquinas e corporações? Qual é o papel dos algoritmos na elaboração de métodos de indução de comportamentos a partir de informações psicossociais e emocionais? Tais são as questões de onde parte o presente projeto de pesquisa.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui.  

  “Tudo Por Conta Própria”: Aplicativos de Autocuidado Psicológico e Emocional

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA BOLSA FAPERJ

Ver mais em: http://www.faperj.br/?id=81.4.9 

1 Estar regularmente matriculado em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;

2 Estar cursando a partir do terceiro período da graduação no ato da inscrição, independente de ter ocorrido troca de curso, equivalência ou segunda graduação;

3 Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa. Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas, não cabendo recurso;

4 Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;

5 Não possuir vínculo empregatício com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.

SELEÇÃO:

Os(as) candidatos(as) devem encaminhar  1. Histórico Escolar e 2. Carta de Intenção (de no máximo uma página) até segunda, dia 12 de outubro de 2020 para o endereço contato@medialabufrj.net . Inserir “Iniciação Científica – MediaLab 2020” no assunto e incluir as seguintes informações no corpo do email: a) email; b) telefone; c) link do lattes. As informações enviadas serão analisadas e os candidatos selecionados para realizar as entrevistas serão informados por email. O(a)s candidato(a)s selecionados devem comparecer à entrevista que acontecerá na quinta-feira, dia 15 de outubro, de 15h às 17h, online, no link a ser disponibilizado por email. A/o estudante selecionada/o deverá ter ou abrir conta no Banco Bradesco para receber  bolsa da FAPERJ. 

Dedicação: 20 horas semanais. As reuniões semanais acontecerão A) quarta das 15h às 17h ou B) quinta das 16h às 18h

Vagas: 1 (um bolsista – Iniciação científica FAPERJ R$400,00 mensal) 

Pré-requisitos: 

*Sabemos que a representatividade no ambiente acadêmico não reflete a diversidade da população em geral, com foco nas categorias de gênero e étnico-raciais do Brasil. Por isso, encorajamos a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outras etnias.

Atividades: 

Cronograma: 

Entrega do material de inscrição solicitado por email: até segunda, 12 de outubro. 

Entrevista de seleção: quinta, 15 de outubro, de 15h às 17h, online (link e orientações serão enviadas por e-mail aos candidatos selecionados).

Divulgação do resultado: sexta dia 16 de outubro

Início da pesquisa: outubro de 2020


Os comentários estão desativados.