// Inscrições abertas para disciplinas da Graduação da ECO/UFRJ

16 de março de 2021

 

Paulo Faltay, pesquisador do Medialab.UFRJ e professor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, irá ministrar neste semestre duas disciplinas para a graduação de Comunicação.

A primeira, chamada “Plataformas, Desinformação e Covid-19“, irá discutir o ambiente informacional digital durante a pandemia, confira a ementa completa:

ECS012 | Plataformas, desinformação e covid-19 | 5a–14h

A disciplina tem como objetivo discutir o ambiente informacional digital durante a pandemia. Para tanto, será dividida em três módulos. No primeiro, serão apresentadas e debatidas as noções e conceitos que procuram nomear este fenômeno: fake news, desinformação e pós-verdade. O segundo terá como foco o papel das plataformas digitais, seus modelos de negócio e a organização algorítmica da informação. Por fim, no terceiro módulo, os temas dos módulos anteriores serão relacionados à circulação de infor- mações no contexto da pandemia a partir de exemplos mapeados e coletados por alunas e alunos.

Já a segunda, nomeada de “Laboratório de Comunicação Digital“, abordará nossa experiência cotidiana, que está cada vez mais mediada por dispositivos tecnológicos cujos funcionamentos são pouco explícitos. Veja a ementa:

ECAU01 ECAU02 | Laboratório de Comunicação Digital | 6a–14h

Nossa experiência cotidiana está cada vez mais mediada por aparelhos tecnológicos, plataformas e algoritmos cujos mecanismos e funcionamentos nos são pouco explícitos e mesmo compreensíveis. Ao mesmo tempo, vivenciamos e somos constantemente informados do mau funcionamento desses dispositivos: a proliferação de informações mentirosas em redes sociais, os vazamentos de dados pessoais, os vieses discriminatórios em sistemas automatizados, etc. O laboratório consiste em uma disciplina de caráter teórico e prático em torno do que esses erros e falhas podem revelar. Para tanto, a disciplina será dividida em dois módulos. No primeiro, a partir de casos recentes, será discutido como os Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Teoria Ator-Rede vêm ressaltando o caráter estratégico das falhas para a investigação das relações entre tecnologia, sociedade e política. Já o segundo módulo, de natureza prática, está relacionado ao evento “#FAIL | Tecnologia e política: como abrir caixas-pretas a partir de suas falhas”, a ser realizado pelo MediaLab.UFRJ em junho de 2021. Neste módulo, os alunos se dividirão em grupos para desenvolver conteúdos digitais (matérias, reportagem, peça informativa, visualização, etc) sobre a temática da disciplina e do evento.

Ambas as disciplinas têm vagas para ouvintes. Quem se interessar em cursar alguma delas, deve enviar e-mail para paulo.faltay@eco.ufrj.br.