// Câmeras inteligentes e mediações algorítmicas: Algumas considerações epistemológicas

Na terça-feira (30/10), às 15h, na sala 142 da ECO, iremos receber nosso pesquisador colaborador Icaro Vidal para a palestra “Câmeras inteligentes e mediações algorítmicas: Algumas considerações epistemológicas”.

Na apresentação, o pesquisador  adotará o método genealógico para investigar algumas mutações epistemológicas associadas a transformações nos dispositivos de produção e visualização de imagens técnicas. Como ponto de partida a história da objetividade no interior das práticas científicas modernas, e considerando o lugar privilegiado das imagens na construção desta virtude epistemológica, a palestra busca identificar ressonâncias desta história no contemporâneo. Neste movimento, aventa-se a hipótese de que as imagens digitais criadas por dispositivos inteligentes problematizam, histórica e logicamente, as clivagens entre objetividade e subjetividade, entre métodos quantitativo e qualitativo.
Ícaro Vidal
Possui doutorado em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM UFRJ e em Estudos Culturais em Interzonas Literárias pela Universidade de Perpignan e pela Universidade de Bergamo. Atualmente é bolsista de pós-doutorado (PNPD/Capes) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da técnica, arte contemporânea e reconfigurações contemporâneas do corpo e da subjetividade.

Os comentários estão desativados.