#DiálogosExperimentais | Discriminações e (in)visibilidades algorítmicas: tecnologia, raça e gênero

23 de outubro de 2020
O tema do segundo encontro da nossa série Diálogos Experimentais #1 – Algorítimos e Plataformas digitais foi “Discriminações e (in)visibilidades algorítmicas: tecnologia, raça e gênero” e recebeu as pesquisadoras Denise Carvalho (UFRN), Nina Da Hora (PUC-RJ) e Carla Vieira (USP). A mediação da conversa ficou por conta da coordenadora do Medialab.UFRJ, Fernanda Bruno, e da pesquisadora e doutoranda do PPGCOM da ECO/UFRJ, Débora Pio.
Os encontros dos Diálogos Experimentais #1 são uma série de conversas com pesquisadoras(res) e profissionais de diferentes áreas sobre temas ligados à tecnologia e sociedade. Num contexto de intensificação da nossa vida conectada e mediada por tecnologias digitais, estes diálogos buscam articular problemáticas, perspectivas e estratégias que nos ajudem a abrir as caixas-pretas da tecnologia contemporânea, especialmente os processos e objetos algorítmicos.
Sobre as convidadas:
Denise Carvalho é pesquisadora bolsista de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN) na área de Comunicação Midiática e na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente participa do grupo de pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PRAGMA/UFRN) e do grupo de pesquisa Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LIDD/UFRJ).
Carla Vieira é bacharel em Sistemas de Informação pela USP, mestranda em Inteligência Artificial pela USP, engenheira de software e Google Developer Expert em Machine Learning. Co-organizadora da perifaCode, buscando levar a tecnologia para dentro das periferias. Acredita na tecnologia como ferramenta de transformação social e tem estudado sobre os impactos da inteligência artificial na sociedade e como tornar esses algoritmos transparentes.
Nina Da Hora é cientista da Computação pela PUC do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa computacional. De Duque de Caxias, criadora do Ogunhe Podcast e colunista do MITTechReviewBrasil. Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes . 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference. Research Scholarship Youth Program Internet – CGI 2020.

A gravação do evento está disponível no Youtube e você pode assistir aqui: