#DiálogosExperimentais I Plataformas e tecnopolíticas: regulação e subversão

10 de novembro de 2020

O tema do terceiro encontro da nossa série #Diálogos Experimentais #1 – Algoritmos e Plataformas digitais foi “Plataformas e Tecnopolíticas: regulação e subversão”. Desta vez recebemos a pesquisadora Clara Iglesias Keller (visitante da WZB Berlin Social Science Center) e o professor André Mintz (EBA|UFMG). A mediação da conversa ficou por conta da coordenadora do Medialab.UFRJ, Fernanda Bruno, e da pesquisadora e doutoranda do PPGCOM da ECO/UFRJ, Anna Bentes.

Clara Iglesias Keller é pesquisadora visitante no WZB Berlin Social Science Center e Pesquisadora Associada ao Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society. Doutora e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e L.LM em Direito da Tecnologia da Informação e da Mídia pela London School of Economics and Political Science. Professora, pesquisadora e advogada especializada em regulação de tecnologias da informação. Autora do livro “Regulação Nacional de Serviços na Internet: exceção, legitimidade e o papel do Estado”.

André Mintz é professor de arte e tecnologia da Escola de Belas Artes da UFMG, doutor e mestre em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Culturas da Artemídia pela Universidade de Aalborg. Atualmente investiga as possibilidades de diálogo entre os campos da arte e dos estudos sociais de ciência e tecnologia como possibilidade de reflexão e crítica da tecnologia. Também atua nas áreas de estudos de mídia, estudos de plataforma, métodos digitais e estudos da imagem.

Os encontros dos Diálogos Experimentais #1 são uma série de conversas com pesquisadoras(res) e profissionais de diferentes áreas sobre temas ligados à tecnologia e sociedade. Num contexto de intensificação da nossa vida conectada e mediada por tecnologias digitais, estes diálogos buscam articular problemáticas, perspectivas e estratégias que nos ajudem a abrir as caixas-pretas da tecnologia contemporânea, especialmente os processos e objetos algorítmicos.

A gravação do evento está disponível no Youtube e você pode assistir aqui: