12 Evento(s) em "Subjetividade"


Data Dramatisation, com Ruben van de Ven

Quando: 25/05, sexta-feira, às 14h. Local: Auditório da CPM. Escola de Comunicação da UFRJ (campus Praia Vermelha). Evento com tradução consecutiva   Na sexta-feira (25/05), recebemos o artista holandês Ruben van de Ven para uma conversa sobre softwares e práticas de quantificação de emoções com base em faces humanas. Ruben questionou o pressuposto de objetividade dessas práticas, além de abordar as suas…

Leia mais

Conferência David Lyon: Surveillance Capitalism, Surveillance Culture (and a Sociology of Hope)

A vigilância está inevitavelmente associada à vida cotidiana no século XXI, especialmente em um contexto de uso exponencial de dados e rastros digitais para os mais diversos fins. Além de ser um elemento fundamental às interações com governos, corporações e organizações em geral, o monitoramento, visualização e processamento de volume massivo de informações é parte das experiências cotidianas de sociabilidade,…

Leia mais

Expondo o Invisível – Documentários + Debate

Dia 26/10 no Olabi Makerspace Exibição de vídeos da série Exposing the Invisible (https://exposingtheinvisible.org/films/) + Debate com Joana Varon (fundadora da Coding Rights e pesquisadora de Tecnologia e Direitos Humanos); Leandro Demori (jornalista investigativo e editor do Medium) e Andrea Figari (membro do Tactical Tech) O campo do trabalho investigativo está em transformação. O acúmulo de dados ao alcance do…

Leia mais

Fala Chthuluceno! Indagações críticas ao Antropoceno: descentralizar as perspectivas, repovoar os imaginários, multiplicar as falas…

DO HOLOCENO AO ANTROPOCENO: UM EIXO DE TRABALHO COMUM Julien Bellanger Um termo foi recentemente popularizado, banalizado frente ao debate atual sobre a mudança climática: o Antropoceno. O Antropoceno é um termo cronológico/geológico utilizado pra qualificar a época na qual as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo sobre os ecossistemas da terra. Isto levanta uma questão imediata:…

Leia mais

Nem indivíduo, nem sociedade: o transindividual

O Medialab/UFRJ, o LEIC/UFRJ e o GeACT convidam a todxs para o debate 'Nem indivíduo, nem sociedade: o transindividual' com Pedro Ferreira: A apresentação irá explorar aspectos da teoria social desenvolvida por Gilbert Simondon em L'Individuation à la lumère des notions de forme et d'information. Em especial, será abordada a noção simondoniana de “transindividual”, fundamental para sua concepção de individuação…

Leia mais

Olho_Máquina_Mundo

Curso Olho_Máquina_Mundo: explorações estético-políticas a partir do trabalho de Harun Farocki, ministrado por Fernanda Bruno (PPGCOM/UFRJ) e Tadeu Capistrano (PPGAV/UFRJ), é uma parceria destes programas de pós-graduação da UFRJ com a Plataforma de Emergência/Deslocamentos do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica/CMAHO. O curso é aberto não apenas a mestrandos, doutorandos, mas também a artistas, pesquisadores e profissionais interessados. As inscrições…

Leia mais

A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia

Nos dias 05 e 06 de agosto, A Vida Secreta dos Objetos está de volta ao Rio de Janeiro, dando continuidade ao evento inaugurado em 2012 e que este ano dedica-se ao subtema "Ecologias da Mídia". Neste ano, A Vida Secreta dos Objetos acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Abaixo, a programação da edição carioca (download aqui)…

Leia mais

O espelho negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo

O espelho negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo. Conferência de Arnaud Maillet (Universidade de Paris I, Sorbonne) Dos espelhos de obsidiana da proto-história encontrados em Anatólia ao espelho asteca do Dr. John Dee, que pertenceu ao século XVIII, ao célebre amador de arte e de ocultismo, Horace Walpole, o espelho negro serviu à necromancia ou, dito de outra…

Leia mais

A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant

A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant,  conferência de Stefan Andriopoulos nesta quarta-feira, dia 01/10, na sala Celso Lemos (310) do IFCS/UFRJ. Noções espiritualistas e o uso da lanterna mágica em projeções fantasmagóricas têm um papel central para a filosofia de Immanuel Kant. A noção crítica de Erscheinung,  como aparecimento ou aparição de uma coisa em si suprassensorial, se…

Leia mais

Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos do MediaLab.UFRJ, coordenado pela professora Fernanda Bruno, vem fazendo fichamentos coletivos dos textos discutidos. A fim de compartilhar essa experiência, disponibilizamos o fichamento do último livro estudado no laboratório, 24/7 : Late Capitalism and the Ends of Sleep, de Jonathan Crary, em https://medialab.titanpad.com/247. No momento, o grupo faz a leitura de Monadologia e sociologia, de Gabriel Tarde.

Leia mais

2013 no Imaginário Infantil

2013 no imaginário infantil faz parte do “Mapping the Commons”, projeto realizado em cidades como Atenas, Istambul, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte com o objetivo de mapear os comuns em disputa nesses locais. A intenção deste trabalho, especificamente, foi estudar o imaginário infantil carioca por considerá-lo um “lugar” de disputa de sentidos ainda mais vulnerável, já que…

Leia mais