15 Evento(s) em "Subjetividade"


// A vingança dos neurônios, com Dominique Cardon (MédiaLab Sciences Po)

Palestra internacional: "A vingança dos neurônios: a invenção das máquinas indutivas e a controvérsia da inteligência artificial", com Dominique Cardon, diretor do MédiaLab Sciences Po (França) - Haverá tradução simultânea. Data: 01/11 (quinta-feira), às 15h. Local: Casa da Ciência da UFRJ - Rua Lauro Müller, 3. Realização: MediaLab.UFRJ. Apoio: LAVITS, Pontão/Lab de Inovação da Escola de Comunicação da UFRJ, Consulado Francês…

Leia mais

// Seminário Internacional: Resiliência Digital nas Eleições 2018

Convidamos a todas e todos para mais um evento do MediaLab.UFRJ, dessa vez em parceria com o Digital Forensic Research Lab e Adrienne Arsht Latin America Center do Atlantic Concil. Diante do cenário atual, onde as ferramentas tecnológicas ganham as manchetes por conta dos seus mais variados usos, esse debate chega para nós como uma pausa para reflexão. O contexto…

Leia mais

// Fome e desautorização: psicanálise, clínica e política

Conferência com a profa. Karla Martins (PPGP/UFC) Local: Sala 02 - Instituto de Psicologia | UFRJ - Campus Praia Vermelha Horário: 15h30 - 17h30 A partir de uma compreensão sobre o tabu em torno do tema da fome, Karla Martins apresentará a experiência e os testemunhos dos campos de concentração cearenses, ocorridos em três momentos da história do estado -…

Leia mais

Data Dramatisation, com Ruben van de Ven

Quando: 25/05, sexta-feira, às 14h. Local: Auditório da CPM. Escola de Comunicação da UFRJ (campus Praia Vermelha). Evento com tradução consecutiva   Na sexta-feira (25/05), recebemos o artista holandês Ruben van de Ven para uma conversa sobre softwares e práticas de quantificação de emoções com base em faces humanas. Ruben questionou o pressuposto de objetividade dessas práticas, além de abordar as suas…

Leia mais

Conferência David Lyon: Surveillance Capitalism, Surveillance Culture (and a Sociology of Hope)

A vigilância está inevitavelmente associada à vida cotidiana no século XXI, especialmente em um contexto de uso exponencial de dados e rastros digitais para os mais diversos fins. Além de ser um elemento fundamental às interações com governos, corporações e organizações em geral, o monitoramento, visualização e processamento de volume massivo de informações é parte das experiências cotidianas de sociabilidade,…

Leia mais

Expondo o Invisível – Documentários + Debate

Dia 26/10 no Olabi Makerspace Exibição de vídeos da série Exposing the Invisible (https://exposingtheinvisible.org/films/) + Debate com Joana Varon (fundadora da Coding Rights e pesquisadora de Tecnologia e Direitos Humanos); Leandro Demori (jornalista investigativo e editor do Medium) e Andrea Figari (membro do Tactical Tech) O campo do trabalho investigativo está em transformação. O acúmulo de dados ao alcance do…

Leia mais

Fala Chthuluceno! Indagações críticas ao Antropoceno: descentralizar as perspectivas, repovoar os imaginários, multiplicar as falas…

DO HOLOCENO AO ANTROPOCENO: UM EIXO DE TRABALHO COMUM Julien Bellanger Um termo foi recentemente popularizado, banalizado frente ao debate atual sobre a mudança climática: o Antropoceno. O Antropoceno é um termo cronológico/geológico utilizado pra qualificar a época na qual as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo sobre os ecossistemas da terra. Isto levanta uma questão imediata:…

Leia mais

Nem indivíduo, nem sociedade: o transindividual

O Medialab/UFRJ, o LEIC/UFRJ e o GeACT convidam a todxs para o debate 'Nem indivíduo, nem sociedade: o transindividual' com Pedro Ferreira: A apresentação irá explorar aspectos da teoria social desenvolvida por Gilbert Simondon em L'Individuation à la lumère des notions de forme et d'information. Em especial, será abordada a noção simondoniana de “transindividual”, fundamental para sua concepção de individuação…

Leia mais

Olho_Máquina_Mundo

Curso Olho_Máquina_Mundo: explorações estético-políticas a partir do trabalho de Harun Farocki, ministrado por Fernanda Bruno (PPGCOM/UFRJ) e Tadeu Capistrano (PPGAV/UFRJ), é uma parceria destes programas de pós-graduação da UFRJ com a Plataforma de Emergência/Deslocamentos do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica/CMAHO. O curso é aberto não apenas a mestrandos, doutorandos, mas também a artistas, pesquisadores e profissionais interessados. As inscrições…

Leia mais

A Vida Secreta dos Objetos: Ecologias da Mídia

Nos dias 05 e 06 de agosto, A Vida Secreta dos Objetos está de volta ao Rio de Janeiro, dando continuidade ao evento inaugurado em 2012 e que este ano dedica-se ao subtema "Ecologias da Mídia". Neste ano, A Vida Secreta dos Objetos acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Abaixo, a programação da edição carioca (download aqui)…

Leia mais

O espelho negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo

O espelho negro: indagações sobre o lado obscuro do reflexo. Conferência de Arnaud Maillet (Universidade de Paris I, Sorbonne) Dos espelhos de obsidiana da proto-história encontrados em Anatólia ao espelho asteca do Dr. John Dee, que pertenceu ao século XVIII, ao célebre amador de arte e de ocultismo, Horace Walpole, o espelho negro serviu à necromancia ou, dito de outra…

Leia mais

A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant

A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant,  conferência de Stefan Andriopoulos nesta quarta-feira, dia 01/10, na sala Celso Lemos (310) do IFCS/UFRJ. Noções espiritualistas e o uso da lanterna mágica em projeções fantasmagóricas têm um papel central para a filosofia de Immanuel Kant. A noção crítica de Erscheinung,  como aparecimento ou aparição de uma coisa em si suprassensorial, se…

Leia mais