Um medialab na UFRJ: Cartografia de Controvérsias e Livro Livre

18 de dezembro de 2011

O medialab.ufrj acaba de ser criado! Coordenado pela Profa. Fernanda Bruno, este mais novo laboratório em mídias e métodos digitais da UFRJ tem como meta geral o desenvolvimento de duas plataformas para a a produção e a divulgação de conhecimento em humanidades: Cartografia de Controvérsias e Livro Livre. Nosso medialab inspira-se no médialab|sciencespo, onde a Profa. Fernanda Bruno realizou seu pós-doutorado como pesquisadora visitante (2010-2011), e no Medialab-Prado.

Cartografia de Controvérsias: plataforma digital para exploração e visualização de Cartografias de Controvérsias, abordagem que vem sendo desenvolvida em diferentes centros de pesquisa internacionais[1],visando a testagem de instrumentos de coleta, análise e visualização de dados digitais para a pesquisa em humanidades.  Sinteticamente, a cartografia de controvérsias inspira-se nos princípios centrais da teoria ator-rede e utiliza as particularidades das redes digitais – especialmente a rastreabilidade e a conectividade das ações e mediações aí produzidas – para explorar e representar controvérsias, particularmente (mas não exclusivamente) aquelas relativas às tecnociências. Em nossa plataforma, há uma ênfase mais ampla na pesquisa em humanidades e não exclusivamente nas controvérsias tecnocientíficas, ainda que estas estejam muitas vezes presentes nos processos investigados no âmbito das ciências humanas e sociais. Na primeira etapa do projeto, realizaremos três cartografias-piloto e  serão disponibilizados em nossa plataforma tanto as  bases de dados, quanto os procedimentos metodológicos e resultados dessas cartografias. Visite a nossa página de Cartografia de Controvérsia para acompanhar o desenvolvimento da plataforma.

Livro Livre:  plataforma de editoração de livros eletrônicos (e-books) gratuitos com o selo Livro Livre|UFRJ e disponibilizados em licença “Creative Commons”. Veja a página dedicada a esta plataforma para acompanhar seu processo de construção.


[1]  Esta plataforma inspira-se no projeto Macospol (Mapping controversies in science and technology for politics), coordenado por Bruno Latour e Tommaso Venturini no medialab/Sciences Po. Trata-se de uma cooperação internacional que envolve, além do Medialab/Sciences Po, as seguintes instituições: Fundação Nacional de Ciências Políticas (França); Universdade de Oslo (Noruega); Observa (Italia); Universidade de Munique (Alemanha); Universidade de Liège (Bélgica); Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suiça); Universidade de Amsterdam (Holanda); Universidade de Manchester (Reino Unido).