Registro: Oficina Grafos de Redes Sociales: Iniciación a Twapperkeeper, RStudio y Gephi I e II

5 de dezembro de 2012
Imagem
Dia 12 de setembro Pablo de Soto (hackitectura.net e doutorando da ECO-PÓS/UFRJ), realizou a oficina intitulada Grafos de Redes Sociales: Iniciación a Twapperkeeper, RStudio y Gephi. O encontro se deu em razão da conclusão de um estágio que Pablo realizou no Labic/UFES.
 
Tratando de mineração de dados na Internet, mais especificamente de questões técnicas para a visualização de grafos a partir do uso dos softwares citados no título da oficina, conduziu sua apresentação através de exemplos dos resultados parciais de suas pesquisas junto ao MediaLab.UFRJ: redes dos candidatos a prefeitura do Rio de Janeiro, da presidência da Venezuela, dos movimentos de protestos na Espanha como 15m, 25s, e do acidente da usina nuclear de Fukushima, no Japão.
 Imagem
Dia 11 de outubro, Pablo retomou a oficina de modo a aprofundar as discussões e integrar as técnicas às demais pesquisas do MediaLab.UFRJ, estendendo-as também ao Ciberidea/UFRJ (Núcleo de Pesquisa em Tecnologias da Comunicação, Cultura e Subjetividade) e ao CiberCult/UFRJ, cujos integrantes também estavam presentes. Os datasets trabalhados na ocasião foram Privacy, Right to Forgoten e Dados Pessoais.
Ao longo do encontro, cartografias desenvolvias por outros grupos foram apresentadas: trabalhos do Bureau d’Études (cartografias de sistemas econômicos, políticos e sociais contemporâneos), dos argentinos do Iconoclasistas (experimentação e criação coletiva) e do artista Vj Um Amel (primavera árabe) foram alguns exemplos.
Novas plataformas dedicadas à visualização de dados também foram observadas. Foi o caso do projeto Many Eyes da IBM (geração de grafos) e do Recorded future, que pesquisa e cria mapas de notícias passadas e futuras.
Conteúdos da oficina / Arquivos para os exercicios