Mapping the Commons ganha o prêmio Elinor Ostrom

7 de dezembro de 2013

premioElinorOstrom

O projeto Mapping the Commons foi contemplado com o I Premio Elinor Ostrom à pesquisa e intervenção social vinculada a Bens Comuns na categoria “Abordagens conceituais sobre os bens comuns”, com o trabalho “Mapeando o bem comum urbano: um método paramétrico e audiovisual”.

Coordenado por Pablo de Soto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em colaboração com Daphne Dragona e Demitri Delinikolas (Universidade de Atenas), Asilhan Senel (Universidade Técnica de Istambul) e José Pérez de Lama (Universidade de Sevilla), o trabalho apresenta a hipótese, a metolodologia e os resultados de um projeto de pesquisa e laboratório urbano temporário que convida arquitetos, ativistas, artistas, cientistas sociais, profissionais e estudantes de diferentes disciplinas a participarem conjuntamente da pesquisa sobre os bens comuns de suas cidades.

A partir de um método próprio, os bens comuns urbanos são parametrizados, representados em videos documentais curtos e publicados em uma cartografia online. As duas primeiras edições do laboratório ocorreram em Atenas e Istambul, nos anos 2010 e 2012, respectivamente. Uma terceira edição acontece atualmente na cidade rebelde do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é o de que un novo sistema de representação das cidades emerja como resultado do processo e, a longo prazo, se elabore um software para mapear os bens comuns da metrópole contemporânea.

O debate em torno dos bens comuns tem despertando um grande interesse nos últimos anos devido à crise econômica e política que o capitalismo neoliberal vem produzindo, com a crescente pressão das privatizações e  do controle dos governos sobre os bens comuns das comunidades. A gestão do que se pode considerar como a riqueza comum ou bens comuns necessita ser reconsiderada, já que a velha distinção entre privado e público não parece ser capaz de satisfazer nem a necessidade de compreender a propriedade nem a de responder à pergunta fundamental de como partilhar os recursos vitais. Não é por acaso que movimentos como o 15M, os indignados da Grécia, Occupy, ou a revolta para proteger o parque Gezi, tenham assinalado o direito ao comum em sua dimensão metropolitana tanto como objeto de luta, quanto como forma de organização.

O prêmio é parte do marco do Projeto Bens Comuns do Programa Internacional sobre Democracia, Sociedade e Novas Economias (PIDESONE) da Secretaria de Extensão Universitária e Bem-estar Estudantil da UBA, que convocou estudantes de graduação, profissionais e pesquisadores. O prêmio foi entregue no dia 29 de novembro de 2013 no centro de Altos Estudos da Faculdade de Economia da Universidade de Buenos Aires durante o I seminário Internacional de Bens Comuns e Bem Comum. No âmbito desse programa foi criada a Escola Permanente de bens comuns, que começará como curso virtual em 2014,  apresentado neste video com a música “Latinoamérica” da banda Calle 13.

Baixar o PDF do trabalho premiado.

bienesComunes-300x223