Lançamento da Série Lavits_Covid19: Pandemia, tecnologia e capitalismo de vigilância

27 de março de 2020

Foi lançada nesta sexta, dia 27/03, a Série Lavits_Covid19: Pandemia, tecnologia e capitalismo de vigilância, que tem como objetivo promover “um exercício de reflexão sobre as respostas tecnológicas, sociais e políticas que vêm sendo dadas à pandemia do novo coronavírus, com especial atenção aos processos de controle e vigilância”. A série vai levantar um conjunto de problemas que se furtam a saídas simples, de modo a nos convocar “a reinventar ideias, corpos e conexões em tempos de pandemia.”

Para abrir as reflexões da série, a rede apresenta o texto No tempo da catástrofe, capitalismo de vigilância avança sobre a educação no Brasil, de Fabiana Oliveira,  que traz dados e reflexões sobre a questão da Educação à distância (EaD) no desenrolar da crise provocada pelo Covid-19. A publicação apresenta um panorama da questão reunindo relatos, investigações e resultados com foco em projetos de pesquisas desenvolvidos pelos membros da rede Rafael Evangelista (LabJor/Unicamp), Henrique Zoqui Martins Parra (Pimentalab/Unifesp) e Leonardo Cruz (UFPA e LabJor/Nudecri/Unicamp), estes últimos em trabalho realizado em parceria com Tel Amiel (UnB Cátedra UNESCO em EaD) e Jorge Machado (COLAB/USP).

O texto aponta que, em meio à crise social, política e econômica provocada pela pandemia do Covid-19, grandes corporações aproveitam as brechas e as fragilidade do momento de exceção para fortalecer seus negócios. Este é o caso das plataformas tecnológicas de ensino à distância (EaD) para escolas e universidades que vem expandindo seu mercado às custas dos prejuízos sócio-econômicos da pandemia.

Além disso, é apresentado o mapeamento realizado pelo projeto Educação Vigiada, composto por dois núcleos de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Iniciativa Educação Aberta (Cátedra UNESCO de EaD sediada na Universidade de Brasília e Instituto Educadigital). Lançado na última quinta-feira, dia 25/03 por transmissão ao vivo, o mapeamento inédito revela que 65% das universidades públicas e secretarias estaduais de educação estão expostas ao chamado “capitalismo de vigilância”. Educação Vigiada é parte integrante da pesquisa “Capitalismo de Vigilância e a Educação Pública do Brasil”, que tem a intenção de alertar a sociedade para a falta de transparência nos modelos de aceite de serviços gratuitos oferecidos por essas empresas firmados com instituições e redes de ensino.

 

A Lavits | Criada em 2009, a Lavits é a Rede Latino-americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade. Inicialmente composta por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas e em diálogo com ativistas e artistas que também estavam pensando e atuando sobre questões relacionados à vigilância, a rede tem como objetivo produzir discursos, análises empíricas e reflexões sobre a temática que partissem de contextos e olhares latino-americanos.

Ao longo dos últimos dez anos, a rede veio sendo construída a partir de um conjunto diverso de atividades e formas de diálogo entre pesquisadores da América Latina e do Norte Global. A Lavits reúne a elaboração de projetos de pesquisa comuns entre pesquisadores e laboratórios, a constituição de um grupo de pesquisa formalmente reconhecido junto ao CNPq, a produção de livros e artigos coletivos ou em coautoria, a realização de seminários e simpósios internacionais, entre outras coisas. Cada uma dessas atividades tem papel fundamental na tarefa complexa de constituição de uma rede em que o pensamento, a ação, a contestação possam a ser realizadas de forma coletiva e distribuída. E, algo que é fundamental para a Lavits, que essa rede permita que novas ideias, parcerias, iniciativas emerjam, se acoplem, se questionem e transformem.

 

Para ler o texto na íntegra, acesse:

http://lavits.org/no-tempo-da-catastrofe-capitalismo-de-vigilancia-avanca-sobre-a-educacao-no-brasil/?lang=pt