// Precarização da vida – contribuição de Fernanda Bruno para o jornal O Globo

18 de dezembro de 2020

O Jornal O Globo publicou no dia 12 de dezembro uma reportagem sobre o excesso de tempo que temos passado em frente às telas durante a pandemia. Na matéria, que entrevista alguns pesquisadores, a coordenadora do MediaLab.UFRJ Fernanda Bruno fala sobre um aspecto muito importante das relações mediadas pelas telas: a precarização da vida.

“A vida familiar invadiu as reuniões de trabalho e os conflitos profissionais atravessaram a rotina da casa por meio de câmeras e microfones atrelados a nossas telas — e deixar um desses itens ligado sem querer é motivo de pânico e até paranoia para muitos. Doutora em Comunicação pela UFRJ e coordenadora do MediaLab da universidade, Fernanda Bruno lembra que a pandemia associada à hiperconexão digital transformou nossas casas num “espaço multifuncional que concentra o escritório, a escola, a academia, espaços de lazer, de cultura, de luto etc.

— Podemos falar que, de um modo ou de outro, com maior ou menor intensidade, experimentamos uma clara precarização da vida. Precarizamos o trabalho, o ócio, a educação, o lazer, a política, a vida social — analisa Fernanda”.

Leia a matéria completa em: https://oglobo.globo.com/cultura/nao-fique-tao-culpado-por-passar-tanto-tempo-on-line-na-quarentena-24794246?fbclid=IwAR1bP4couXSi3mk2-8CLElYs1Xq3ej9T4rpGWfqWjrXOBuzFFs-D6DnjJnA