// Medialab.UFRJ abre nova chamada para Iniciação Científica

16 de março de 2021

Está aberta a chamada para seleção de dois estudantes interessadas (os) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos, coordenado pela Profa. Fernanda Bruno e desenvolvido no MediaLab.UFRJ, com a participação de pós-graduandos (duas vagas para bolsistas Iniciação Científica).

O projeto consiste na investigação do que chamamos por economia psíquica dos algoritmos: o investimento contemporâneo (tecnocientífico, econômico e social) em processos automatizados de captura, análise e utilização de informações psíquicas e emocionais extraídas de dados e ações em plataformas digitais (redes sociais, aplicativos, serviços de streaming, plataformas de compartilhamento e/ou consumo de conteúdo audiovisual etc).

O projeto explora teorias, dispositivos, casos e instituições que envolvam o uso de dados pessoais digitais e processos algorítmicos para estratégias de predição e influência de comportamento. Casos controversos recentes – como aquele envolvendo a consultora de marketing político Cambridge Analytica e o Facebook nas eleições americanas em 2016 – revelaram não apenas os usos indevidos de nossas informações para fins eleitorais e econômicos, sem nosso conhecimento e autorização, mas uma nova lógica de acumulação capitalista que direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias para conduzir condutas.

Neste cenário, as fronteiras entre o laboratório e a vida social, política e subjetiva tornam-se extremamente tênues, nos convocando a recolocar o problema das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Diante de um laboratório-mundo ou de uma ciência de plataforma, é preciso compreender a economia psíquica dos algoritmos em suas implicações sociais e políticas. De que modo as subjetividades, os afetos, desejos, a atenção e a percepção estão sendo mobilizados e modulados por essas máquinas e corporações? Qual é o papel dos algoritmos na elaboração de métodos de indução de comportamentos a partir de informações psicossociais e emocionais? Tais são as questões de onde parte o presente projeto de pesquisa.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui e também no relatório “Tudo Por Conta Própria”: Aplicativos de Autocuidado Psicológico e Emocional, lançado em maio de 2020 pela equipe do Medialab.UFRJ.

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA BOLSA:

  1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação
  2. Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa;
  3. Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
  4. Não possuir bolsa de agência pública de fomento.

PRÉ-REQUISITOS:

SELEÇÃO:

Os(as) candidatos(as) devem encaminhar:

  1.  Histórico Escolar
  2. Carta de Intenção (de no máximo uma página)

Para o endereço contato@medialabufrj.net até quinta-feira, 01 de abril de 2021. No assunto, escrever “Iniciação Científica – Medialab.UFRJ 2021” e incluir as seguintes informações no corpo do email:

a) e-mail;

b) telefone;

c) link do lattes.

As informações enviadas serão analisadas pela equipe do Medialab.UFRJ e os candidatos selecionados para realizar as entrevistas serão informados por e-mail. As (os) candidatas (os) selecionadas (os) devem comparecer à entrevista que acontecerá na terça, dia 06/03, e/ou na quarta, dia 07/03. A entrevista será realizada remotamente online. O link será disponibilizado por email.

Dedicação: 20 horas semanais. As reuniões semanais acontecerão: A) terça, das 16h às 18h ou B) sexta das 16h às 18h.

Vagas: dois bolsistas Iniciação científica R$400,00 mensal

*** Sabemos que a representatividade no ambiente acadêmico não reflete a diversidade da população em geral, com foco nas categorias de gênero e étnico-raciais do Brasil. Por isso, encorajamos a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outros grupos historicamente marginalizados.

ATIVIDADES:

CRONOGRAMA:

Entrega do material de inscrição solicitado por email: até quinta, 01 de abril, às 23h59.

Entrevista de seleção: dias 06 (terça) e/ou 07 (quarta) de abril, online (horário e link e orientações serão enviadas por e-mail aos candidatos selecionados. Os candidatos que não forem selecionados para realizar a entrevista também serão informados por e-mail).

Divulgação do resultado: quinta, dia 08 de abril de 2021

Início da pesquisa: 12 de abril de 2021