// NOTA DE SOLIDARIEDADE SOBRE A PRISÃO DE GALO E GÉSSICA

29 de julho de 2021

Nossa solidariedade a Paulo (Galo) Lima e Géssica de Paula Silva Barbosa! Manifestamos nossa indignação pela prisão de ambos, que já dura 24h. Paulo Lima, do coletivo Revolução Periférica, e sua companheira Géssica, tiveram prisão preventiva de cinco dias decretada na última quarta-feira (28) e se apresentaram voluntariamente à polícia no mesmo dia.

Galo buscava apresentar sua versão sobre a ação contra a estátua de Borba Gato, imagem que marcou os protestos contra o governo Jair Bolsonaro do último sábado. Géssica, que não estava sequer presente no ato, tem uma filha de 3 anos com ele e continua presa.

Na ocasião, Paulo comentou: “[…] Em nenhum momento aquele ato foi feito para machucar alguém ou querer causar pânico na sociedade. Aquele ato foi feito pra poder abrir um debate e o debate foi aberto. […] que esse debate ocorra e as pessoas agora possam decidir se elas querem uma estátua de 10 metros que elogia um genocida e um abusador de mulheres”.

Paulo Lima foi um dos idealizadores do Breque Dos Apps e é uma figura importantíssima na luta dos entregadores de aplicativo, sendo um dos idealizadores do  #ApagaoDosApps, mobilização mais recente dos trabalhadores plataformizados. A prisão injusta de uma figura de tanta liderança e visibilidade também serve como alerta para a escalada autoritária do país e pode abrir precedentes perigosos para a democracia.